in

KDE agora mantém seu próprio conjunto de patches para o Qt 5

KDE agora mantém seu próprio conjunto de patches para o Qt 5

O projeto KDE e a comunidade Linux de código aberto estão em uma situação complicada com a The Qt Company tendo transformado o Qt 5.15 LTS para uma versão apenas comercial. Isso ocorre enquanto a maioria do software livre ainda não foi portado para o Qt 6, muito menos uma série de módulos e outros recursos ainda faltando no kit de ferramentas do Qt 6. Então, até que o projeto KDE tenha feito a transição completa para usar o kit de ferramentas Qt 6, o projeto manteve sua própria coleção de patches do Qt 5.15.

- Anúncios -

O KDE anunciou hoje sua coleção de patches do Qt 5 como o conjunto de pacotes que eles manterão para fornecer correções de segurança, correções de travamentos e outros defeitos funcionais no código-base do Qt5, em particular Qt 5.15 LTS. 

KDE agora mantém seu próprio conjunto de patches para o Qt 5. Seria um fork?

KDE agora mantém seu próprio conjunto de patches para o Qt 5

Isso não está sendo descrito como um fork, mas apenas um conjunto de patches que podem ser aplicados no kit de ferramentas de código aberto Qt 5 até que o KDE tenha conseguido mudar para o Qt 6.

Como o suporte ao Qt 5 está chegando ao fim, e mudamos para o Qt 6, precisamos garantir que os produtos KDE sejam tão confiáveis ??como sempre. Para este fim, o KDE manterá um conjunto de patches com correções de segurança e funcionais para que possamos desfrutar de um bom software KDE ainda baseado em Qt5 até que nosso software seja confiável baseado em Qt 6.

Você pode encontrar mais informações sobre os detalhes técnicos desta coleção de patches aqui.

O anúncio

Houve um breve anúncio hoje do KDE Qt 5 Coleção de patches. A coleção de patches do Qt 5 está sendo organizada em seu Wiki. O KDE está mantendo um repositório Git com seus patches contra a base do Qt5.

A Qt Company e o KDE têm cooperado ativamente no desenvolvimento do Qt 6 e o ??KDE está bem definido para migrar para o Qt 6. Mesmo que nosso objetivo seja tornar a portabilidade para o Qt 6 fácil e direta, entendemos que com um Um framework grande como o KDE tem portabilidade para Qt 6 leva algum tempo, e tal coleção de patch pode ajudar a gerenciar a transição, disse o vice-presidente sênior de P&D da The Qt Company, Tuukka Turunen.

Já Aleix Pol, presidente do KDE eV, afirma:

Para fazer a transição para grandes tecnologias futuras como Qt 6, precisamos ter a paz de espírito de que nossos usuários atuais são atendidos. Com esta coleção de patches, ganhamos a flexibilidade de que precisamos para estabilizar o status quo. Desta forma, podemos continuar a colaborar com o Qt e entregar ótimas soluções para nossos usuários. 

como-instalar-o-rapunzel-um-editor-de-codigo-no-ubuntu-linux-mint-fedora-debian

Como instalar o Rapunzel, um editor de código, no Ubuntu, Linux Mint, Fedora, Debian

Especialistas da Check Point avaliam vazamento de dados do Facebook

Especialistas da Check Point avaliam vazamento de dados do Facebook