O ambiente de trabalho KDE destaca importância do Wayland Explicit Sync. Com o recente suporte ao Mesa 24.1 para sincronização explícita Wayland com drivers Vulkan, GNOME mesclando suporte a sincronização explícita, Wayland-Protocols 1.34 introduzindo linux-drm-syncobj e sincronização explícita XWayland também se aproximando da fase de mesclagem, muito se falou recentemente sobre a sincronização explícita Wayland. O desenvolvedor do KDE KWin, Xaver Hugl, escreveu um post detalhado no blog para aqueles interessados no tópico.
Xaver Hugl escreveu um longo post no blog explicando por que a sincronização explícita do Wayland é um grande negócio e os problemas que ele supera em comparação com o modelo de sincronização implícita.
KDE destaca importância do Wayland Explicit Sync
Além de alguns pequenos benefícios de desempenho, o grande benefício para os usuários finais com a sincronização explícita do Wayland é o driver proprietário da NVIDIA ser capaz de suportá-lo e, por sua vez, eliminar alguns dos desafios de suporte Wayland restantes para esse driver de código fechado. Problemas de cintilação da NVIDIA no Wayland, problemas de ritmo de quadros e outros desafios serão superados com o suporte ao driver de sincronização explícito da NVIDIA emparelhado com o suporte ao compositor Wayland e ao XWayland.
“Com o protocolo de sincronização explícito sendo implementado no Xwayland e muito em breve no Xwayland e no driver proprietário da NVidia, todos esses problemas finalmente serão coisa do passado, e o maior bloqueador restante para os usuários da NVidia mudarem para o Wayland desaparecerá.”
Aqueles que desejam saber mais podem ler o post do blog de Xaver para todos os detalhes. A solicitação de mesclagem do KWin para implementar linux-drm-syncobj-v1 para sincronização explícita permanece aberta com ele ainda passando por revisão de código.