in

Kernel 4.20 RC4 lançado com codinome “Shy Crocodile”

Kernel 4.20 RC4 lançado com codinome "Shy Crocodile"
Imagem: Devuanart

Linus Torvalds anunciou o lançamento do quarto teste semanal do kernel Linux 4.20 em desenvolvimento. Ele foi apelidado de Shy Crocodile. Enquanto isso, o desenvolvedor Thomas Gleixner enviou no domingo a segunda versão das correções para reduzir a sobrecarga de “Preditores de Ramificação Indireta de Sintaxe Simples” da STIBP e a “Barreira Predictora de Ramificação Indireta” da IBPB para Linux 4.20. Confira neste post que o Kernel 4.20 RC4 lançado com codinome “Shy Crocodile”.

Impacto

Com o Linux 4.20, o STIBP foi aplicado para todos os processos e causou um grande impacto no desempenho., Assim, ele foi ativado apenas por padrão em processos SECCOMP ou processos que optam por ele através da interface prctl.

Para encurtar a história, os patches resolvem a queda de desempenho dramática vista anteriormente no ciclo do Linux 4.20. O STIBP foi transferido para as séries estáveis ??suportadas existentes e o problema foi corrigido. Por outro lado, da mesma forma, novos patches podem eventualmente chegar a essas árvores LTS.

As mudanças

linux-kernel-vai-encerrar-o-ano-de-2018-com-o-maior-numero-de-linhas-de-codigo-ja-visto

Com a segunda versão dos patches lançados:

  • houve mudanças para endereçar comentários de revisão;
  • renomear a opção de linha de comando para spectre_v2_user =;
  •  as opções para os modos condicionais STIBP e IBPB sempre ativadas;
  •  e outras alterações menores de código.

Os patches V2 podem ser encontrados na lista de discussão do kernel. Linus Torvalds já está pedindo algumas alterações de documentação com este problema. Ele reclama que os problemas de desenpenho não têm sido devidamente comunicados.

Os desenvolvedores antecipam que esses patches V2 serão “esperançosamente a versão final”. Então, na próxima semana poderemos ver o código fundido a tempo para o Linux 4.20-rc5. Isso dá algumas semanas de testes antes do Linux estável 4,20 estrear.

Sem alternavas de correções imediatas

O Linux 4.20-RC4 não tem uma solução alternativa para a situação da STIBP. No entanto, ela deve chegar em breve.

Sobre a única alteração/correção que vale a pena observar para usuários finais no Linux 4.20-RC4 está a reversão do suporte de rolagem de alta resolução da Logitech.

Crocodilo Tímido

Com o Linux 4.20-RC4, Linus Torvalds mudou do codinome. Sai de cena o Linux 4.19 “People’s Front”  e entra o Shy Crocodile. Assim, o novo kernel deve ser lançado entre o final de dezembro ou início de janeiro.

Escrito por Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE Frameworks 5.53 terá importante correção

KDE Frameworks 5.53 terá importante correção

Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches

Wine-Staging 3.21 é liberado com novos patches