in

Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows

A compatibilidade será possível graças a um patch da empresa de desenvolvimento CodeWeavers.

Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows
Imagem reprodução: It's FOSS

Essa semana, Linus Torvalds lançou o Kernel 5.3. A nova versão do kernel chegou com muitas novidades, algumas delas, como de costume, na forma de suporte para novo hardware, mas para o pai do Linux que já é passado. No entanto, o Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows.

No momento, Torvalds está focado no Kernel 5.4, na próxima parcela que já abriu a janela de solicitação do que incluirá a versão do kernel do Linux que chegará em meados de novembro.

Não é segredo que o Linux não é a plataforma preferida para desenvolvedores de jogos, mas também não são adicionados mais e mais títulos para nós, em parte graças a plataformas como o Steam.

Às vezes, os jogos não funcionam no Linux e isso melhora, em parte, no Kernel 5.4, graças a um patch que virá da mão do CodeWeavers que ajudará alguns jogos do Windows e de 64 bits a rodar melhor no Wine e em outros softwares como Crossover ou Proton.

Os principais beneficiários serão os usuários de equipamentos Intel e AMD.

Um kernel mais compatível com jogos Windows

Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows
Imagem reprodução: MakeUseOf

A alteração introduzida (via Phoronix) no patch do CodeWeavers adicionará suporte à emulação para as instruções SGDT, SIDT e SMSW (registro da tabela de descritores globais da loja, tabela de descritores de interrupção da loja e mundo do status da máquina da loja, respectivamente).

A funcionalidade UMIP (Prevenção de instruções no modo de usuário) nos processadores mais modernos impede que essas instruções sejam executadas no modo de usuário.

Entretanto, o problema é que essas instruções geralmente são usadas pelos programas Windows e podem apresentar problemas ao executar em ambientes como o Wine.

O código principal do UMIP já ofereceu uma emulação de instruções para processos de 32 bits, enquanto no Linux 5.4, o SGDT, SIDT e SMSW são cobertos para processos de 64 bits.

Por sua vez, isso ajuda alguns jogos do Windows de 64 bits com base nessas instruções.

Sem esse suporte à emulação, esses jogos estavam travando em CPUs recentes quando tropeçavam nas instruções afetadas.

Entre os jogos afetados por esse problema e que podem funcionar no Kernel 5.4, temos:

  • Metro Exodus
  • Shadow of the Tomb Raider
  • Wolfestein: Youngblood
  • Soulcalibur VI
  • Gran Theft Auto
  • Devil May Cry 5
  • Team Sonic Racing

Embora o Linux nunca seja Windows (graças a Zeus), o Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows.

Fonte: LinuxAdictos

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.

Devs detalham suporte para 32 bits no Ubuntu 19.10

Devs detalham suporte para 32 bits no Ubuntu 19.10

Firefox 69.0.3 chega com melhorias no Webrender

Firefox muda para um ciclo de lançamento mensal