in

Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows

A compatibilidade será possível graças a um patch da empresa de desenvolvimento CodeWeavers.

Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows
Imagem reprodução: It's FOSS

Essa semana, Linus Torvalds lançou o Kernel 5.3. A nova versão do kernel chegou com muitas novidades, algumas delas, como de costume, na forma de suporte para novo hardware, mas para o pai do Linux que já é passado. No entanto, o Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows.

No momento, Torvalds está focado no Kernel 5.4, na próxima parcela que já abriu a janela de solicitação do que incluirá a versão do kernel do Linux que chegará em meados de novembro.

Não é segredo que o Linux não é a plataforma preferida para desenvolvedores de jogos, mas também não são adicionados mais e mais títulos para nós, em parte graças a plataformas como o Steam.

Às vezes, os jogos não funcionam no Linux e isso melhora, em parte, no Kernel 5.4, graças a um patch que virá da mão do CodeWeavers que ajudará alguns jogos do Windows e de 64 bits a rodar melhor no Wine e em outros softwares como Crossover ou Proton.

Os principais beneficiários serão os usuários de equipamentos Intel e AMD.

Um kernel mais compatível com jogos Windows

Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows
Imagem reprodução: MakeUseOf

A alteração introduzida (via Phoronix) no patch do CodeWeavers adicionará suporte à emulação para as instruções SGDT, SIDT e SMSW (registro da tabela de descritores globais da loja, tabela de descritores de interrupção da loja e mundo do status da máquina da loja, respectivamente).

A funcionalidade UMIP (Prevenção de instruções no modo de usuário) nos processadores mais modernos impede que essas instruções sejam executadas no modo de usuário.

Entretanto, o problema é que essas instruções geralmente são usadas pelos programas Windows e podem apresentar problemas ao executar em ambientes como o Wine.

O código principal do UMIP já ofereceu uma emulação de instruções para processos de 32 bits, enquanto no Linux 5.4, o SGDT, SIDT e SMSW são cobertos para processos de 64 bits.

Por sua vez, isso ajuda alguns jogos do Windows de 64 bits com base nessas instruções.

Sem esse suporte à emulação, esses jogos estavam travando em CPUs recentes quando tropeçavam nas instruções afetadas.

Entre os jogos afetados por esse problema e que podem funcionar no Kernel 5.4, temos:

  • Metro Exodus
  • Shadow of the Tomb Raider
  • Wolfestein: Youngblood
  • Soulcalibur VI
  • Gran Theft Auto
  • Devil May Cry 5
  • Team Sonic Racing

Embora o Linux nunca seja Windows (graças a Zeus), o Kernel 5.4 será mais compatível com jogos Windows.

Fonte: LinuxAdictos

Escrito por Fabiano Rodrigues

Usuário de Linux desde o Kurumin; servidor público, tecnólogo em análise e desenvolvimento de sistemas, amante de software livre e de código aberto; apaixonado por jogos, louco por rock e heavy metal, filmes e seriados.