in

Kernel GNU Linux-Libre 5.0 lançado oficialmente para aqueles que buscam 100% de liberdade

Ele é baseado na mais recente série de kernel Linux 5.0

Kernel GNU Linux-Libre 5.0 lançado oficialmente para aqueles que buscam 100% de liberdade

O projeto GNU Linux-Libre lançou o kernel GNU Linux-libre 5.0-gnu. Ele é voltado para usuários GNU/Linux que buscam 100% de liberdade para seus computadores pessoais. Com base na recém-lançada série de kernel Linux 5.0, o kernel GNU Linux-Libre 5.0 está aqui para oferecer a você um kernel Linux que não contém nenhum código proprietário. Assim, ele desativa o novo driver ipu3-imgu, remove o driver Eicon DIVA ISDN, e atualiza os nomes de vários firmware incluídos no kernel do Linux 5.0.

Além da variedade usual de atualizações de nomes de firmware, um novo driver (ipu3-imgu) exigia a desativação de solicitações de blobs. Um driver que usamos para desbloquear (Eicon DIVA ISDN) foi removido. Então seu código de limpeza desapareceu, disse o desenvolvedor Alexandre Oliva em um anúncio da lista de discussão.

Naturalmente, o kernel GNU Linux-Libre 5.0 também herda os novos recursos do kernel Linux 5.0. Portanto, ele possui o suporte AMDGPU FreeSync para GPUs AMD, melhor gerenciamento de energia para dispositivos com CPUs big.LITTLE ARM, suporte a criptografia de sistema de arquivos Adiantum, o sistema de arquivos Btrfs e suporte para o sistema de arquivos binderfs para ativar a execução de várias instâncias do Android.

Seja livre com o kernel GNU Linux-libre 5.0

GNU Linux-free Kernel 4.19 é lançado

O projeto GNU Linux-libre kernel tem como objetivo fornecer à comunidade Linux uma versão completamente grátis do kernel Linux, que não inclui drivers proprietários. É o substituto perfeito para o kernel original do Linux se você quiser manter seu sistema operacional 100% livre e Open Source.

kernel GNU Linux-libre 5.0 está disponível para download como fonte para compilar sua distribuição GNU/ Linux favorita. Algumas distribuições como o Arch Linux também oferecem o kernel GNU Linux-libre em seus repositórios.

Written by Claylson

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

como-instalar-o-linux-kernel-5-0-no-linux-mint-ubuntu-e-derivados

Como instalar o Linux Kernel 5.0 no Linux Mint, Ubuntu e derivados!

GCompris Qt 0.96 foi lançado

GCompris Qt 0.96 foi lançado