in

Kernel Linux corrige problema para “bug de US $ 1,5 milhão”

Problema causou prejuízos a algumas empresas e agora está totalmente corrigido.

Kernel Linux corrige problema para "bug de US $ 1,5 milhão"

Várias semanas atrás, foi divulgada uma correção do kernel para o Linux 5.4 que resolveria problemas de desempenho de software Linux encadeado em execução sob cotas CFS . A correção pode resultar em uma melhoria de até 30 vezes no desempenho. Além disso, uma empresa estimou que o impacto do bug custou pelo menos US $ 1,5 milhão em recursos e hardware extras. Porém, agora parece que em breve aparecerá em um release do Linux 5.3 point e possíveis back-ports para kernels anteriores. Assim, desta forma, o Kernel Linux corrige problema para “bug de US $ 1,5 milhão”.

O problema de desempenho da cota do CFS foi detectado no funcionamento dos Kubernetes que usam uma cota do planejador do CFS para restringir os recursos compartilhados da CPU. O bug era um software altamente encadeado. Por sua vez, este não obtinha acesso justo à CPU, o que resulta em maior latência e menor desempenho.

Kernel Linux corrige problema para “bug de US $ 1,5 milhão”

Kernel Linux corrige problema para "bug de US $ 1,5 milhão"

O bug existe desde o final de 2017 e foi corrigido para o Linux 5.4 Git. No entanto, obtê-lo com backdoor foi um pouco trabalhoso. O portal de empregos Indeed.com, que fez grande parte da diligência devida sobre esse bug, estimou que esse único problema causou a eles cerca de 1,5 milhão de dólares em capacidade adicional para compensar a perda de recursos.

Nossos aplicativos java são particularmente afetados, pois o java tende a ser muito feliz com o thread. Fazendo algumas contas de guardanapo, considerando os cerca de 9000 aplicativos que executamos em nossas nuvens, tivemos que alocar demais a cota de CPU de cada um em aproximadamente 0,5 cpu para explicar essa mudança de comportamento (o pior cenário é na verdade 0,01 cpu * núcleos na máquina, mas nem todos os nossos aplicativos são afetados igualmente). 9000 aplicativos * .5 CPU = 4500 núcleos 4500 núcleos / 88 núcleos por nó = 51 máquinas adicionais necessárias para atender aos requisitos de cota inflada. Dado que cada máquina com 88 núcleos custa aproximadamente US $ 30 mil, o que equivale a US $ 1,5 milhão, esse problema está nos custando.

A boa notícia para usuários estáveis do Linux é Greg KH comentando hoje que a correção está sendo aplicada definitivamente no Linux 5.3.x. Portanto, deve ser escolhida para a próxima versão do patch. No entanto, para entrar nas árvores LTS do Linux 4.14/4.19, será necessário um patch baseado nas ramificações mais antigas do kernel.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

regioes-norte-e-nordeste-representam-oportunidade-para-fintechs-mostra-pesquisa-do-google

Pesquisa do Google aponta que as regiões Norte e Nordeste representam oportunidade para fintechs!

Ambiente de desenvolvimento Visual Studio Online foi lançado

Ambiente de desenvolvimento Visual Studio Online foi lançado