in

Kwort 4.3.5 Linux baseado em CRUX muda para Linux Kernel 5.10 LTS

Veja outros detalhes do sistema.

Kwort 4.3.5 Linux baseado em CRUX muda para Linux Kernel 5.10 LTS

Os desenvolvedores responsáveis pelo Kwort, uma distribuição GNU/Linux que tem como base o CRUX Linux, anunciaram o lançamento da versão 4.3.5, que vem com a última série do kernel Linux 5.10 e várias ferramentas atualizadas. O Kwort é uma distribuição Linux minimalista que usa o gerenciador de janelas Openbox leve para fornecer aos usuários avançados um sistema operacional simples, mas muito rápido e poderoso para seus computadores pessoais.

Embora o Kwort seja baseado em CRUX, ele não requer que os usuários compilem o kernel Linux e usa o próprio gerenciador de pacotes chamado kpkg. Após mais de um ano e meio em desenvolvimento, o Kwort 4.3.5 junta-se à lista muito curta de distribuições GNU/Linux que adotaram a última e melhor série de kernel Linux 5.10 , que é um ramo de kernel LTS (Long-Term Support) que provavelmente receberá suporte nos próximos anos.

Kwort 4.3.5 Linux baseado em CRUX muda para Linux Kernel 5.10 LTS

Kwort 4.3.5 Linux baseado em CRUX muda para Linux Kernel 5.10 LTS

O conjunto de ferramentas da distro também tem atualizações. Sendo assim, o Kwort está sendo distribuído com os componentes principais:

  • GNU C Library (glibc) 2.32;
  • GCC (GNU Compiler Collection) 10.2.0;
  • o GNU Binutils 2.35.1;
  • e LLVM 11.0.0.

O gerenciador de pacotes kpkg do Kwort também vem na versão 130 e agora inclui arquivos kdb para evitar problemas do passado.

Além disso, o pacote kwort-tools agora vem com suporte para criptografia através de /etc/rc.d/encryption usando /etc/etab. O utilitário kwort-mixer recebeu algumas melhorias para melhor estabilidade.

Por outro lado, esta versão vem com os navegadores Mozilla Firefox 84.0 e Google Chrome 87.0.4280.88 mais recentes. Também adiciona suporte para a versão mais recente do navegador Brave, a partir dos repositórios de software.

Você pode baixar o Kwort 4.3.5 agora mesmo do site oficial ou usando o link de download direto abaixo. Observe que o Kwort não vem com um instalador gráfico.  Então, você terá que contar com programas e scripts em texto para instalar e configurar o sistema. Assim, fica semelhante ao processo de instalação do Arch Linux.

9to5 Linux

O que você achou disso:?

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.

Hackers violaram a agência de armas nucleares dos EUA

Hackers violaram a agência de armas nucleares dos EUA

galaxy-z-flip-5g-recebe-android-11-com-one-ui-3-0

Galaxy Z Flip 5G recebe Android 11 com One UI 3.0