in

Lançada distribuição KaOS 2020.01

Veja as muitas novidades da distro que acaba de ser atualizada.

Lançada distribuição KaOS 2020.01

KaOS é uma distribuição Linux que apresenta a versão mais recente do ambiente de desktop KDE, o pacote de escritório Calligra e outros aplicativos de software populares que usam o kit de ferramentas Qt. A versão recentemente lançada da distribuição é KaOS 2020.01, que apresenta os módulos assinados do kernel e várias outras mudanças.

Características da distribuição KaOS 2020.01 lançada

Uma boa maneira de começar 2020 é apresentar a versão de janeiro de uma nova imagem ISO estável. Para as muitas mudanças nesta versão, duas se destacam. A primeira é a adição de módulos de kernel assinados para Linux 5.4. Todos os módulos internos agora são assinados automaticamente durante a construção do kernel, além de módulos fora da árvore, como virtualbox-modules e pacotes NVIDIA, a assinatura também foi adicionada.

A construção desses módulos foi ajustada para usar os arquivos de assinatura específicos do kernel durante cada reconstrução. Você pode proteger seu sistema adicionando module.sig_enforce = 1 à sua linha de inicialização do kernel. Segundo, para acomodar melhor os sistemas híbridos e a NVIDIA não livre, agora há uma mudança de libgl para libglvnd neutro em relação ao fornecedor.

Principais alterações

Lançada distribuição KaOS 2020.01
kdenlive

Uma importante mudança nesta versão é a remoção de quase todos os pacotes obsoletos do Python 2. Além disto, esta versão traz os Aplicativos KDE 19.12. Os destaques da 19.12 incluem o Kdenlive agora com um novo e espetacular mixador de som.

O Dolphin redesenhou as opções avançadas de pesquisa e agora você pode voltar e avançar na história dos lugares que você já visitou.

O KDE-Connect implementou uma nova interface Kirigami que fornece novos recursos para usuários de desktop, como controle de mídia, entrada remota, toque de dispositivo, transferência de arquivos e comandos em execução.

Em relação ao Elisa, a indexação de arquivos de música melhorou e agora suporta rádios da web e é fornecida com alguns exemplos para você experimentar.

O Frameworks está em 5.65.0, o Plasma em 5.17.4. Tudo construído no Qt 5.14.0 .

KaOS para baixar

Lembrando que está é uma distribuição Rolling Release, ou seja, você instala apenas uma vez e ela vai sendo atualizada ao longo do tempo.

O Kaos tem esta nova versão lançada já no comecinho de 2020 com muitas alterações importantes. Mais informações sobre essas e outras mudanças, podem ser encontradas no anúncio do release do projeto.

Download (SHA256)KaOS-2020.01-x86_64.iso (2.185MB, assinatura).

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Comissão quer forçar Telegram a revelar gastos com criptomoedas

Comissão quer forçar Telegram a revelar gastos com criptomoedas

Novo Q4OS é baseado no Debian 10.2

Novo Q4OS é baseado no Debian 10.2