Lançada versão 1.5 da linguagem de programação Julia

Lançada versão 1.5 da linguagem de programação Julia
Imagem: Divulgação.

A linguagem de programação Julia lançou a versão 1.5. A versão 1.5 é a sucessora da 1.4, lançada em março com novos recursos de biblioteca e melhorias no sistema de compilação.

A linguagem Julia não alcançou o status de uma das 10 principais linguagens de programação populares, mas foi uma das 10 linguagens de programação mais populares na pesquisa de desenvolvedores de 2020 da Stack Overflow.

Trazendo uma tonelada de novos recursos e melhorias de desempenho, Julia 1.5 é o quinto lançamento de sua série 1.x. Diferente da Julia 1.0, lançada em 2018, a versão 1.5 não tem suporte a longo prazo e marca o provável fim de outras versões 1.4.x.

Lançada versão 1.5 da linguagem de programação Julia

Com raízes no MIT, Julia se tornou popular com alguns cientistas de dados. Além disso, seus fãs recentemente divulgaram suas vantagens de velocidade sobre o Python e a linguagem de programação estatística R ao processar conjuntos de dados de arquivos CSV.

Lançada versão 1.5 da linguagem de programação Julia
Seus fãs recentemente divulgaram suas vantagens de velocidade sobre o Python.

Para ajudar os desenvolvedores a corrigir bugs, esta versão traz uma nova opção de linha de comando (–bug-report=rr) que ajuda a reportar bugs para depuração. A nova opção de linha de comando cria e carrega automaticamente uma gravação que outros desenvolvedores podem analisar em sua máquina.

A Julia 1.5 também aprimora seus recursos de multithreading, movendo a maior parte da API de threads de experimental para estável. Além disso, esta versão torna o protocolo Pkg (instalação de pacotes) padrão. O protocolo foi introduzido na Julia 1.4, mas não era o padrão.

Em vez de baixar pacotes de onde eles estão hospedados, o cliente Pkg se conecta a um servidor Pkg usando um protocolo HTTPS simples para baixar novas versões de registros de pacotes, tarballs de pacotes e artefatos. Assim, isso deve acelerar a instalação de pacotes para usuários fora da América do Norte.