Lançado criador de USB inicializável UNetbootin 700 com suporte Qt5

Lançado criador de USB inicializável UNetbootin 700 com suporte Qt5

O UNetbootin foi atualizado para a versão 700. Com este lançamento, o aplicativo criador de USB inicializável finalmente usa Qt5 (5.12). O UNetbootin pode criar unidades USB inicializáveis do Linux usando uma imagem ISO.

Entre as distribuições Linux suportadas estão Ubuntu e derivados, openSUSE, Arch Linux, Fedora, Gentoo (FreeBSD e NetBSD também). A ferramenta também pode ser usada para criar unidades USB com vários utilitários, como Parted Magic, SystemRescueCD, Backtrack, Smart Boot Manager e muito mais. Ele roda em Linux, Windows e macOS.

Lançado criador de USB inicializável UNetbootin 700 com suporte Qt5

Outro recurso do UNetbootin é a capacidade de criar unidades USB persistentes. Isso só funciona para o Ubuntu: para criar uma unidade persistente, insira a quantidade de espaço persistente que deseja usar em “Espaço usado para preservar os arquivos durante as reinicializações”.

Lançado criador de USB inicializável UNetbootin 700 com suporte Qt5
O UNetbootin foi atualizado para a versão 700. Com este lançamento, o aplicativo criador de USB inicializável finalmente usa Qt5 (5.12).

Graças a ser atualizado para usar o Qt5, o UNetbootin não parece mais quebrado nas distribuições Linux recentes. Além disso, o Unetbootin 700 também adiciona Ubuntu 20.10, Linux Mint 19.3 e 20 à lista de distribuições suportadas.

Esta versão também remove auxiliares sudo obsoletos, como gksu, kdesu etc.
Mesmo assim, o aplicativo continua exigindo root para criar o USB inicializável. Quando executado sem root, o aplicativo notifica os usuários.

No Linux, o desenvolvedor fornece binários como executáveis autônomos. Baixe o binário (32 ou 64 bits) em sua pasta pessoal e instale-o em /usr/local/bin como unetbootin usando este comando:

sudo install unetbootin-linux64-700.bin /usr/local/bin/unetbootin

Há também um PPA que tem UNetbootin 700 para Ubuntu 20.10 e derivados, como Pop! OS e Linux Mint. Para Arch Linux, o UNetbootin mais recente pode ser instalado a partir do AUR.

Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram. Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Linux Uprising

https://sempreupdate.com.br/como-criar-pendrive-de-boot-em-qualquer-distribuicao-linux/

Como instalar o Fedora Media Writer no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Crie pendrive bootável de forma simples!

Como criar um pendrive bootável do Linux no Mac OS X