in

Lançado criador de USB inicializável UNetbootin 700 com suporte Qt5

Entre as distribuições Linux suportadas estão Ubuntu e derivados.

O UNetbootin foi atualizado para a versão 700. Com este lançamento, o aplicativo criador de USB inicializável finalmente usa Qt5 (5.12). O UNetbootin pode criar unidades USB inicializáveis do Linux usando uma imagem ISO.

Entre as distribuições Linux suportadas estão Ubuntu e derivados, openSUSE, Arch Linux, Fedora, Gentoo (FreeBSD e NetBSD também). A ferramenta também pode ser usada para criar unidades USB com vários utilitários, como Parted Magic, SystemRescueCD, Backtrack, Smart Boot Manager e muito mais. Ele roda em Linux, Windows e macOS.

Lançado criador de USB inicializável UNetbootin 700 com suporte Qt5

Outro recurso do UNetbootin é a capacidade de criar unidades USB persistentes. Isso só funciona para o Ubuntu: para criar uma unidade persistente, insira a quantidade de espaço persistente que deseja usar em “Espaço usado para preservar os arquivos durante as reinicializações”.

Lançado criador de USB inicializável UNetbootin 700 com suporte Qt5
O UNetbootin foi atualizado para a versão 700. Com este lançamento, o aplicativo criador de USB inicializável finalmente usa Qt5 (5.12).

Graças a ser atualizado para usar o Qt5, o UNetbootin não parece mais quebrado nas distribuições Linux recentes. Além disso, o Unetbootin 700 também adiciona Ubuntu 20.10, Linux Mint 19.3 e 20 à lista de distribuições suportadas.

Esta versão também remove auxiliares sudo obsoletos, como gksu, kdesu etc.
Mesmo assim, o aplicativo continua exigindo root para criar o USB inicializável. Quando executado sem root, o aplicativo notifica os usuários.

No Linux, o desenvolvedor fornece binários como executáveis autônomos. Baixe o binário (32 ou 64 bits) em sua pasta pessoal e instale-o em /usr/local/bin como unetbootin usando este comando:

sudo install unetbootin-linux64-700.bin /usr/local/bin/unetbootin

Há também um PPA que tem UNetbootin 700 para Ubuntu 20.10 e derivados, como Pop! OS e Linux Mint. Para Arch Linux, o UNetbootin mais recente pode ser instalado a partir do AUR.

Em caso de dúvidas, entre no grupo do Sempre Update no Telegram. Por fim, caso queira ler mais matérias sobre código aberto, Linux e ficar atualizado com as novidades do mundo da tecnologia, acompanhe as matérias no canal do Sempre Update no Telegram.

Linux Uprising

Como criar pendrive de boot em qualquer distribuição Linux

Como instalar o Fedora Media Writer no Ubuntu, Fedora, Debian, CentOS e openSUSE! Crie pendrive bootável de forma simples!

Como criar um pendrive bootável do Linux no Mac OS X