O desenvolvedor responsável pelo kernel GNU Linux-Libre, Alexandre Oliva, anunciou hoje a disponibilidade geral da versão 5.8 para aqueles que buscam 100% de liberdade em seus computadores pessoais. Alexandre Oliva faz parte da equipe da FSF Latin America. Ele comentou as mudanças no Linux 5.8.
Com base na série de kernel Linux 5.8 lançada recentemente, o kernel GNU Linux-libre 5.8 está livre de qualquer código e driver proprietários para permitir que qualquer pessoa que não queira usar software proprietário em seu computador pessoal instale uma libre, 100% grátis núcleo.
Como você sabe, o kernel Linux 5.8 é um dos maiores lançamentos de todos os tempos; portanto, os desenvolvedores do kernel GNU Linux-libre tiveram muito trabalho para impedir novos drivers que exigiam limpeza.
Lançado kernel GNU Linux-Libre 5.8
Os drivers deblobbed incluem Atom ISP Video, MediaTek 7663 USB e 7915 PCIe, Realtek 8723DE Wi-Fi, Renesas PCI xHCI, co-processador HabanaLabs Gaudi, conversor de taxa de amostragem assíncrona aprimorado, amplificador de alto-falante MAX98390 Maxim Integrated, processador de áudio doméstico conectado Microsemi ZL38060 e Escravo I2C EEPROM.
Os drivers da GPU Adreno, do co-processador HabanaLabs Goya, da tela de toque x86, do vt6656 e do btbcm também exigiram alguns ajustes. O mesmo vale para vários arquivos de documentação, e os desenvolvedores habilitaram o uso do utilitário deblob-check para verificar tarballs completos usando Python ou Perl em vez de GNU awk ou GNU sed.
A ordem das alternativas regexp é importante nos mecanismos de expressão regular Python e Perl, e algumas construções levam ao retorno exponencial, explica Alexandre Oliva. Agora, a verificação de blobs sem contexto faz progressos constantes, mesmo com os mecanismos de retorno.
Se você se preocupa com a liberdade do seu computador pessoal e deseja executar apenas software livre e de código aberto, pode fazer o download do kernel GNU Linux-Libre 5.8 agora mesmo no site oficial. O kernel é compatível com todas as distribuições GNU/Linux