Lançado GNOME 3.30
Lançado GNOME 3.30, chamado de Almería.

Após seis meses de trabalho,  foi lançado o GNOME 3.30. O anúncio foi feito pelo Projeto GNOME e traz vários recursos e melhorias no ambiente de área de trabalho. Apelidado de “Almería” após a cidade anfitriã do evento 2018 do GUADEC (Conferência Europeia de Usuários e Desenvolvedores do GNOME) que ocorreu no início de julho, o GNOME 3.30 atualiza vários de seus principais aplicativos e componentes. Foram adicionados novos recursos e aprimoramentos para tornar a experiência de desktop GNOME mais agradável.

A área de trabalho inteira agora usa menos recursos do sistema, o que significa você pode executar mais aplicativos de uma só vez sem encontrar problemas de desempenho, diz o anúncio.

O que há de novo no GNOME 3.30

Sai versão 3.30 do GNOME

Nautilus no Gnome 3.30

Provavelmente, o recurso mais importante da versão do ambiente de desktop GNOME 3.30 é o retorno do modo GNOME Classic. Ele permite o uso de ícones na área de trabalho. Depois de ter sido removido do gerenciador de arquivos Nautilus, a manipulação dos ícones da área de trabalho retorna como uma extensão para a interface de usuário do Shell do GNOME.

O melhor de tudo é que a nova extensão GNOME Shell do Desktop Icons também pode ser usada na versão anterior, o GNOME 3.28. Além disso, o GNOME 3.30 adiciona suporte para abrir volumes criptografados TrueCrypt/VeraCrypt no Nautilus, bem como no utilitário Discos.

O GNOME 3.30 também adiciona suporte ao modo Transport Layer Security (TLS) para o backend FTP no Nautilus e a capacidade de parar sessões de área de trabalho remota e compartilhamento de tela, via Menu do Sistema. Isso enquanto estiverem rodando o servidor de exibição Wayland.

Mais novidades

Sai versão 3.30 do GNOME

O suporte Thunderbolt agora é oficialmente configurável no painel Configurações, que também apresenta mais aprimoramentos no Modo Avião. Ele possui, ainda, painéis dinâmicos relacionados ao hardware que ficam ocultos por padrão. Isso ocorre quando o respectivo hardware não está presente no sistema operacional host onde o GNOME 3.30 está instalado.

O gerenciador de máquinas virtuais GNOME Boxes recebeu suporte para Remote Desktop Protocol (RDP) para controle remoto de sistemas Windows, suporte para importação de máquinas virtuais no formato de arquivo OVA, bem como um assistente aprimorado de criação de máquinas virtuais. O software GNOME agora possui atualizações automáticas de Flatpaks.

Gnome Games e Notes

O aplicativo GNOME Games agora lista os jogos nas plataformas Virtual Boy, Nintendo DS, Game Gear e Master System no formato Flatpak, apresenta uma nova janela de atalhos, suporte à navegação gamepad na visualização Games, e vários outros aprimoramentos na interface gráfica do usuário.

Por fim, o Notes foi redesenhado e agora apresenta um novo menu de hambúrguer primário na visualização principal, um formato aprimorado de visualização de nota. Além disso, vem com uma nova opção “Tamanho do Texto“. Ela permite aos usuários aumentar o zoom. AEnquanto isso, o GTK + agora apresenta conclusão de emoji, variações e novos recursos de fonte.

Segurança

Também vale a pena mencionar o suporte básico para chaves SSH (Secure Shell) ED25519 e ECDSA no utilitário Seahorse para gerenciamento de senhas e chaves de criptografia. Há um novo seletor de avatar no assistente de Configuração Inicial do GNOME, um modo Leitor no navegador Epiphany, uma localização refinada e barra de pesquisa no Nautilus e um novo aplicativo Podcasts.

Próximos lançamentos

No entanto, deve levar até duas semanas para que uma nova versão do GNOME seja lançada nos repositórios de software de algumas das distribuições GNU/Linux mais populares.

Porém, só espere ver os pacotes GNOME 3.30.0 nos repositórios estáveis ??da sua distribuição GNU/Linux favorita em meados de setembro ou perto do final do mês. Nesta data deve sair também o GNOME 3.30.1. Do mesmo modo, o  GNOME 3.30.2 está planejado para 24 de outubro de 2018.

Gnome 3.32 deve sair em março de 2019

Já o novo GNOME 3.32 é a próxima atualização e deve sair em seis meses, ou seja, março de 2019. A programação oficial prevê exatamente o dia 13 de março de 2019. Para que isso aconteça, os betas do GNOME 3.32 começam em 6 de fevereiro. A partir daí, devem ocorrer os congelamentos da interface do usuário/recurso/API/ABI e do código. Além disso, o primeiro release candidate deve estar pronto em 6 de março. O primeiro marco de desenvolvimento é o GNOME 3.31.1, que deve sair em 10 de outubro próximo.

O cronograma de lançamento do GNOME 3.32 foi anunciado por Andre Klapper e está disponível no site  GNOME Wiki.

O GNOME 3.32 deve estrear o GTK + 4.0.

Leia mais sobre o GNOME 3.30 neste link.

Com informações da Softpedia e Phoronix

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

Atenção! Extensão MEGA para Chrome foi comprometida

Previous article

Como recuperar dados apagados acidentalmente no iPhone ou iPad

Next article

You may also like

More in Notícias