Seguindo o planejamento, saiu o primeiro candidato a lançamento do Wine 8.0 que finalmente está disponível. Esta versão marca o ponto culminante dos lançamentos de desenvolvimento quinzenais do Wine 7.xx. A partir de agora, ficará na fase estritamente de correção de bugs antes de introduzir o Wine 8.0 como estável no início de 2023. Entre as principais novidades desta versão que acaba de chegar, há otimizações VKD3D 1.6, Vulkan/OpenGL Thunking.
Este é o primeiro candidato a lançamento para o próximo Wine 8.0. Isto marca o início do período anual de congelamento do código. Por favor, dê isso libere um bom teste e reporte qualquer problema que encontrar, para nos ajudar tornar o 8.0 final o melhor possível.
Os principais destaques no Wine 8.0 -rc1 antes do congelamento de recursos de hoje são:
- o uso da biblioteca VKD3D incluída em relação à v1.6 para Direct3D 12 sobre Vulkan;
- as otimizações de conversão para OpenGL e Vulkan foram mescladas;
- suporte para mais processadores de impressão;
- painel de controle de joystick aprimorado;
- tipos longos de conversão de formato printf terminou;
- e várias correções de bugs nas últimas duas semanas.
Lançado primeiro release candidate do Wine 8.0
O Wine 8.0-rc1 tem 52 correções de bugs conhecidas, o que é bastante para um lançamento quinzenal. Entre as correções no Wine 8.0-rc1 variam de correções de criptografia a várias correções de jogos, correções de falhas e alguns softwares que apresentavam desempenho ruim anteriormente.
Downloads e mais detalhes sobre as alterações do Wine 8.0-rc1 via WineHQ.org. O Wine 8.0.0 estável deve ser lançado em janeiro~fevereiro se as tradições de tempo de lançamento forem verdadeiras.
A fonte está disponível em:
Pacotes binários para várias distribuições estarão disponíveis em:
Você encontrará a documentação em https://www.winehq.org/documentation
Você também pode obter a fonte atual diretamente do git
repositório. Verifique https://www.winehq.org/git para obter detalhes.