Linus Torvalds anuncia o primeiro Release Candidate do kernel Linux 6.4

Linux 6.11-rc5 lançado com conjunto reduzido de correções Bcachefs
tux

Linus Torvalds acaba de lançar o Linux 6.4-rc1, portanto, este é o primeiro release candidate do kernel Linux 6.4. Além disso, essa chegada marca o fim da janela de mesclagem para o empolgante ciclo do Linux 6.4. Foram duas semana desde a chegada do Linux 6.3.

Linus Torvalds escreveu no anúncio 6.4-rc1 o seguinte:

Então, aqui estamos nós, duas semanas depois, com a janela de mesclagem encerrada e -rc1 marcado e enviado.As coisas parecem bem normais – a única coisa um tanto incomum para mim pessoalmente foi que tivemos duas solicitações pull diferentes que acabaram comigo fazendo minha própria pequena série de atualizações.

Então, tanto a atualização ITER_UBUF de Jens quanto o suporte x86 LAM de Dave Hansen (realmente Kirill, mas vejo a atração de Dave) me levaram a fazer algumas limpezas extras de acesso de usuário x86.A razão pela qual mencionei isso não é tanto “oh, eu tenho que codificar um pouco de novo”, mas que isso realmente me fez *finalmente* mudar para um algoritmo padrão ‘git diff’ mais moderno. 

O algoritmo git diff padrão é o mais tradicional (também conhecido como ‘algoritmo de Myers’) e, embora funcione muito bem, houve várias atualizações heurísticas para criar diferenças melhores por padrão.

Portanto, agora estou usando o algoritmo ‘histograma’, que leva em consideração a “singularidade” de uma linha ao decidir sobre a subsequência comum mais longa, porque alguns dos meus patches eram apenas uma bagunça ilegível com a diferença simples de Myers. Não que o histograma sempre ajude, mas geralmente torna as coisas mais legíveis….Quanto às mudanças reais nesta janela de mesclagem: o mergelog abaixo fornece a visão de alto nível. 

O diffstat é completamente dominado pelos arquivos de descrição de hardware da GPU AMD mais uma vez, e desta vez a ferramenta ‘perf’ seguiu o conjunto e, portanto, a outra grande área acaba sendo todas as descrições de arquivo JSON de evento perf. Eca.Mas se você ignorar essas duas partes “enormes, mas desinteressantes” das mudanças, todo o resto parecerá bastante normal. Muito desenvolvimento por toda parte, com “isso é interessante” dependendo principalmente do leitor. 

Drivers, atualizações de arquitetura, sistemas de arquivos, rede, gerenciamento de memória – há um pouco de tudo.O único recurso que não funcionou foi o código de pilha de sombra x86. Esse lado provavelmente foi um pouco azarado, pois surgiu quando eu estava analisando os problemas do x86 de qualquer maneira, então analisei bastante e tive reservas suficientes que pedi algumas reorganizações razoavelmente grandes. Chegaremos a isso em uma data posterior, possivelmente no próximo lançamento.

Linus Torvalds anuncia o primeiro Release Candidate do kernel Linux 6.4

A janela de mesclagem de duas semanas para o kernel Linux 6.4 está fechada e o primeiro Release Candidate está disponível para download na árvore git de Linus Torvalds ou no site kernel.org para adotantes iniciais, integradores de sistema e usuários de ponta que desejam obter um vislumbre do que está prestes a ser incluído na versão final.

Além de vários novos recursos, como suporte Intel LAM (Liniar Address Masking), eventos do usuário para rastreamento ou a capacidade do chaveiro da máquina usado para Machine Owner Keys (MOK) para armazenar apenas chaves impostas por CA, o Linux 6.4 virá com hardware melhor suporte por meio de drivers novos e atualizados. Infelizmente, o tão esperado recurso de segurança de hardware Shadow Stack não apareceu nesta versão.

Destaques

Os destaques incluem suporte Rumble para os controladores Xbox mais recentes, suporte Apple M2 CPU PMU, suporte Wi-Fi 7 (EHT), suporte aprimorado para plataformas Qualcomm Snapdragon, um novo driver para controladores de toque Novatek, suporte para o Lenovo Yoga Book X90F 2- tablet in-1, suporte ao modo Hyper-V VTL e suporte Wi-Fi para dispositivos Apple M1 Pro/Max.

O kernel Linux 6.4 também busca trazer várias melhorias térmicas no driver Mediatek, aprimoramentos de placas de som PCI muito antigas, suporte de som para sistemas NVIDIA com codecs MAX9809x e RT5631, suporte genérico para todos os tablets Kye, suporte para som surround Logitech G935 sem fio 7.1 fones de ouvido para jogos e suporte PPIN para processadores de servidor Intel Xeon “Emerald Rapids” de 5ª geração.

Novos drivers também estão presentes no Linux 6.4 para o sensor de temperatura StarFive JH71x0 e StarFive JH7110 RISC-V SoC, fonte de alimentação Acbel FSB032, bomba Aquacomputer Aquastream XT e placa-mãe ROG STRIX Z390-F GAMING.

Além disso, há um novo driver acelerado Qualcomm QAIC DRM para Cloud AI, suporte KVM para NMIs virtuais em x86 AMD, emulação fbdev para drivers GEM DMA, suporte Qualcomm Inline Crypto Engine, suporte para novos modelos baseados em MMIO (T2 Macs) , suporte Intel Sierra Forest EDAC, suporte SCTP (Stream Control Transmission Protocol) para agendadores de rede Fair/Capacity e Weighted Fair Queuing (WFQ), melhor desempenho BIG TCP e um novo tipo de programa de filtro de rede BPF.

Outros recursos

O driver gráfico AMDGPU recebeu suporte inicial NBIO7.9, GC 9.4.3, GFXHUB 1.2, MMHUB 1.8, infraestrutura DC FAM inicial, nós sysfs para relógios VCN secundários, bem como manipulação de carga de trabalho limitada/ilimitada para APUs compatíveis. Além disso, o driver Mediatek DRM recebeu suporte de sobreposição de 10 bits, o driver Rockchip DRM recebeu suporte 4K e o driver Panfrost da Collabora agora suporta dispositivos Mali MT81xx.

Espera-se que a versão final do kernel Linux 6.4 chegue às ruas no final de junho ou início de julho de 2023. Dependendo de quantas versões Release Candidate serão publicadas, ela pode chegar em 25 de junho ou 2 de julho.

Até então, você deseja levar o primeiro Linux kernel 6.4 Release Candidate para um test drive em seu computador pessoal. No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a instale ou use em uma máquina de produção !