in

Linux 5.11 lançado com Intel Integer Scaling, AMD Performance Boost e RTX 30 KMS

Portanto, é hora de aproveitar o novo kernel enquanto se abre a janela de mesclagem do kernel Linux 5.12.

Google financia desenvolvedores para projetos de segurança do kernel Linux

E finalmente, ele chegou sem surpresas. Conforma o previsto, foi lançado o kernel Linux 5.11 estável e esta versão vem com Intel Integer Scaling, AMD Performance Boost e RTX 30 KMS. Esta é uma boa maneira de celebrar o Carnaval que não houve por aqui ou o Dia dos Namorados nos Estados Unidos e outros países. Linus Torvalds até mudou o codinome do kernel para a ocasião para ser o kernel “Edição do Dia dos Namorados”.

Embora tenha havido um bom número de mudanças mescladas na semana passada, Linus ainda foi em frente hoje e lançou o Linux 5.11 em vez de adiar com mais um release candidate, ou o agora descartado Linux 5.11-rc8. 

Então, como parte das correções desta semana estava a mudança importante do CPUfreq para resolver a regressão de desempenho da AMD. Agora, não apenas os laptops, desktops, servidores AMD Zen 2/3 se recuperaram dessa regressão, mas também tem desempenho mais rápido do que as séries anteriores do kernel.

Linux 5.11 lançado com Intel Integer Scaling, AMD Performance Boost e RTX 30 KMS

Torvalds escreveu no anúncio de hoje do 5.11:

Já tenho várias solicitações de pull agendadas para amanhã, então estamos prontos para a janela de mesclagem começar. Mas, por enquanto – e sim, eu sei que é Dia dos Namorados aqui nos EUA – talvez dê um bom teste a este lançamento antes de voltar e brincar com os kernels de desenvolvimento. Tudo bem? Porque tenho certeza que sua [outra pessoa] entenderá.

Nesta semana, publicamos as  as 11 alterações mais interessantes do Linux 5.11. Entre as principais mudanças ou recursos, estão o escalonamento inteiro da Intel para o aumento de desempenho da AMD com schedutil (e ondemand) graças aos patches mais recentes, gráficos AMD Green Sardine, mais trabalho de habilitação Intel Alder Lake e muito mais. Há também nossa lista completa de recursos do Linux 5.11.

Linux 5.11 lançado com Intel Integer Scaling, AMD Performance Boost e RTX 30 KMS

Agora, abre-se a janela de mesclagem do Linux 5.12, que deve ser uma versão repleta de recursos .

Steam Play Proton 5.13-6

Steam Play Proton 5.13-6 lançado oficialmente

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21

PinePhone com Manjaro Linux ARM já roda KDE Plasma 5.21