in

Linux 5.12 terá melhor suporte para Microsoft Surface

Patches do Linux atualizados para rede baseada em luz com driver pureLiFi.

Linux 5.12 terá melhor suporte para Microsoft Surface

Mais melhorias para laptops Microsoft Surface no Linux estão a caminho do novo kernel Linux 5.12. O trabalho discutido anteriormente em torno da manipulação do Módulo do Microsoft Surface System Aggregator que foi desenvolvido por meio de engenharia reversa agora está na fila para introdução no Linux 5.12 assim que sua janela de mesclagem for aberta em fevereiro. O novo Kernel deve estrear em abril ou maio deste ano, logo após a chegada do kernel Linux 5.11 em fevereiro.

O módulo “SAM” da Microsoft é basicamente um controlador incorporado que faz parte de vários dispositivos Surface usados para lidar com o status da bateria e relatórios térmicos, bem como, em alguns casos, para o teclado HID e manipulação de entrada do touchpad. Com o módulo System Aggregator também responsável por definir o modo de resfriamento / desempenho, isso também é importante para uma experiência Linux ideal.

Linux 5.12 terá melhor suporte para Microsoft Surface

Linux 5.12 terá melhor suporte para Microsoft Surface

Os dispositivos originais com SAM foram o Surface Pro 4 e o Surface Book 1, mas continuou com dispositivos Surface de geração mais recente.

Esta semana, todo o código aprimorado da plataforma Surface foi enfileirado no branch for-next da plataforma-drivers-x86.git, tornando-o material destinado ao Linux 5.12, exceto que quaisquer problemas importantes de última hora apareçam.

A janela de mesclagem do Linux 5.12 deve ser aberta em fevereiro, enquanto a versão estável do kernel deve estrear em abril.

Patches do Linux atualizados para rede baseada em luz com driver pureLiFi

O Li-Fi, que usa iluminação LED para comunicação sem fio entre dispositivos, está um passo mais perto da realidade em sistemas Linux. A start-up comercial pureLiFi continuando a se aproximar de fazer o upstream do driver de suporte ao hardware que suporta essa tecnologia.

Li-Fi permanece indefinido fora dos mercados de nicho, porém, veremos o que 2021 nos reserva. PureLiFi por meses tem trabalhado em um driver de rede para suportar seu hardware de rede baseado em luz, incluindo os adaptadores LiFi-X, LiFi-XC e LiFi-XL USB. O Li-Fi visa velocidades multi-Gigabit, ao mesmo tempo que apresenta melhor confiabilidade e segurança do que o WiFi, pelo menos em teoria.

Uma 12ª rodada de seu driver “purelifi” foi enviada para a lista de discussão para revisão. Este driver agora foi testado em x86, ARM e PowerPC, enquanto as versões mais recentes desses patches continuam tratando de itens técnicos capturados por meio de análise e teste de código. É ótimo ver a própria empresa continuar a trabalhar no suporte a esse driver e seguir as etapas necessárias para limpar e preparar o driver de código aberto para o kernel principal.

Os patches PureLiFi Linux mais recentes podem ser encontrados no LKML. Até agora, embora o hardware pureLiFi não esteja prontamente disponível, nem houve nenhuma notícia deles esta semana durante o CES 2021 virtual.

Usuário troca iOS pelo Ubuntu em um iPhone 7

Usuário troca iOS pelo Ubuntu em um iPhone 7

Podcast 38: Linux Mint é hackeado por crianças, nova versão do KaOS estão entre os destaques

Podcast 38: Linux Mint é hackeado por crianças, nova versão do KaOS estão entre os destaques