Incorporado de volta ao Linux 5.4 no final de 2019, estava o driver do sistema de arquivos exFAT que provou ser bastante maduro neste estágio com o trabalho liderado pela Samsung com a aprovação da Microsoft. Não houve muitas mudanças no driver do sistema de arquivos exFAT nas versões recentes do kernel, devido à sua maturidade. Mesmo com o Linux 5.14, existem apenas dois patches exFAT, mas acabam sendo notáveis, pelo menos para alguns usuários, devido ao conserto da compatibilidade do sistema de arquivos com algumas câmeras digitais.
O exFAT do Linux 5.14 traz compatibilidade aprimorada com os sistemas de arquivos exFAT de algumas câmeras digitais. Em particular, ao montar um sistema de arquivos exFAT de câmeras digitais selecionadas no Linux, em alguns casos, nem todos os arquivos apareceriam no Linux.
Linux 5.14 trabalha compatibilidade com alguns sistemas de arquivos exFAT de câmeras digitais
Esse problema parece estar relacionado ao firmware da câmera digital e não ao Linux, pois o comprimento dos dados na entrada de fluxo do diretório não está sendo atualizado em algumas condições. Isso significava que o Linux não estava mostrando todos os arquivos em um determinado diretório quando o comprimento dos dados não estava sendo atualizado.
Agora, com os patches para o driver exFAT no Linux 5.14, há um arquivo para lidar com o tamanho de entrada de fluxo incorreto na função de diretório de leitura exFAT. Esta correção ou solução alternativa também será portada para kernels estáveis.
Este problema de “arquivos ausentes” parece acontecer com pelo menos algumas câmeras digitais Fuji, enquanto ainda não se sabe se o fornecedor atualizará seu sistema de arquivos exFAT, já que eles parecem ser o único fora das especificações neste caso.
Novo Linux 5.14 Tracer para ajudar na medição de ruído do sistema operacional
O subsistema de rastreamento dentro do kernel Linux está apresentando algumas melhorias interessantes com o Linux 5.14 para ajudar na análise de baixa latência e também medir o ruído do sistema operacional.
O Linux 5.14 traz um novo rastreador “osnoise” para medir o ruído atribuído ao sistema operacional e hardware quando se trata de aplicativos isolados. O rastreador OSNoise rastreia o ruído monitorando os pontos de entrada para NMIs/IRQs/SoftIRQs/threads para determinar se o ruído está vindo do SO ou em vez do hardware. Também existem pontos de rastreamento configurados para ajudar a depurar mais fontes de ruído.
Além disso, o trabalho de rastreamento para Linux 5.14 traz melhorias “hwlat” para a depuração de latência de hardware. A grande mudança agora é permitir que o hwlat seja executado em várias CPUs em paralelo, em vez de sua limitação anterior de rodar em uma única CPU por vez.
Mais detalhes sobre o rastreador OSNoise por meio desta documentação. A lista de outras atualizações de subsistema de rastreamento para este kernel pode ser encontrada por meio desta fusão Git .