in

Linux 5.5-rc6 lançado

Foram apresentadas correções relacionadas à Radeon

Kaiji, um novo malware para Linux

Linus Torvalds é sempre um sinal de polêmica quando fala alguma coisa fora da curva nas listas de discussão da vida. Porém, ele tem sido muito mais comedido e para evitar os haters de plantão ou ferir o Código de Conduta, está se limitando a repassar os últimos dados relacionados ao desenvolvimento do Kernel. E neste final de semana, ele anunciou a chegada do Kernel Linux 5.5-rc6 como a mais recente versão de teste. Assim, o kernel estável do Linux 5.5 será lançado em algumas semanas.

Linus observou que, embora os feriados de Natal e Ano Novo tenham passado, o Linux 5.5-rc6 ainda é relativamente leve quanto às mudanças. Ele considera esta versão mais tranquila que o normal para este estágio de desenvolvimento. Entretanto, considerando tudo, ele acha que pode haver oito release candidates antes da versão final devido ao tempo de inatividade do feriado.

Caso haja mesmo oito versões RC, isso colocaria o lançamento estável do Linux 5.5 (e a abertura da janela de mesclagem do Linux 5.6) para o primeiro final de semana de fevereiro.

Linux 5.5-rc6 lançado

Sobre o Linux 5.5-rc6 lançado, Linus Torvalds comentou:

De qualquer forma, o rc6 é dominado principalmente por drivers. Há um pouco de tudo lá: a rede talvez se destaque, mas há USB, GPU, HID, MTD, som, gpio, bloco e várias outras atualizações de driver lá. Fora dos drivers, há redes principais, algumas pequenas atualizações de arc (ARC, RISC-V, um arm64 revert), algumas correções de rastreamento e um conjunto de correções para a chamada de sistema clone3.

Enquanto se atrasa no ciclo de lançamento com grandes bugs sendo checados da lista, esta semana houve algumas correções de driver de gráficos importantes. Em particular, as correções da AMDGPU referentes a saídas de alta resolução, Raven APUs e permitindo o suporte do objeto de sincronização, conforme relatado por Vulkan. Da mesma forma, há algumas correções para hardware mais recente, de Icelake a Elkhart Lake.

Veja a lista de recursos e alterações do Linux 5.5 para saber mais sobre o que está por vir nesta versão estável, prevista para o final de janeiro ou início de fevereiro.

Fonte: Phoronix

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.