Linux 6.0 lançado oficialmente

Kernel Linux 6.9-rc4 tem novas correções para mitigações de especulação x86
tux

Linus Torvalds anunciou neste final de semana o lançamento e a disponibilidade geral do Linux 6.0. Esta é uma importante série de kernel que traz novos recursos, suporte de hardware aprimorado, bem como correções de bugs e segurança. Portanto, o kernel Linux 6.0 acaba de ser lançado oficialmente pelo desenvolvedor Linus Torvalds.

Depois de estar em desenvolvimento por dois meses, o kernel Linux 6.0 está finalmente aqui e apresenta suporte para a arquitetura de hardware AArch64 (ARM64) para trocar páginas enormes transparentes sem dividi-las, suporte para autenticação em banda NVMe, suporte para barramentos PCI no OpenRISC e Arquiteturas LoongArch, gravações em buffer assíncronas ao usar XFS e io_uring, bem como suporte a transmissão de rede de cópia zero io_uring.

Linux Kernel 6.0 lançado oficialmente

O kernel Linux 6.0 também traz suporte para a extensão “Zicbom” para a arquitetura de hardware RISC-V para gerenciamento de dispositivos com DMA não coerente com o cache, um novo subsistema de verificação de tempo de execução que permite o monitoramento do estado do kernel, suporte para geração de novas regiões de memória CXL, suporte para implementar corretamente as listas de controle de acesso POSIX em sistemas de arquivos OverlayFS, e a implementação da segunda geração do protocolo “send” Btrfs que suporta o envio de grandes dados e extensões compactadas brutas.

Outras mudanças dignas de nota incluem novos recursos de gerenciamento de memória do espaço do usuário no mecanismo DAMON, suporte para limitar o servidor NFSv4 a 1024 clientes ativos em 1 GB de RAM, suporte para o sistema de arquivos EXT4 para buscar e definir UUIDs armazenados em um superblock do sistema de arquivos, suporte para o subsistema fsnotify para controlar melhor eventos ignorados, suporte para programas BPF adormecidos anexados a uprobes, bem como novos relatórios para a ferramenta perf para pontos de rastreamento de contenção de bloqueio e BPF para agregação no kernel.

Também há boas notícias para a virtualização

Linux 6.0 lançado oficialmente
Linux 6.0 lançado oficialmente.

O kernel Linux 6.0 apresenta um novo pseudodispositivo chamado ‘detector de bloqueio de vCPU convidado’. Ele pode atuar como um cão de guarda para informar ao host se a VM parou. Há também uma nova interface debugfs, um novo iterador BPF, um novo conjunto de kfuncs BPF, novos auxiliares BPF para gerar e verificar cookies SYN e um novo driver de bloco de espaço de usuário baseado em io_uring no Linux 6.0.

“Como espero que esteja claro para todos, a principal mudança no número da versão é mais sobre eu ficar sem dedos das mãos e pés do que sobre qualquer grande mudança fundamental. Mas é claro que há muitas mudanças no 6.0 – temos mais de 15k commits sem mesclagem no total, afinal, e como tal o 6.0 é um dos maiores lançamentos, pelo menos em número de commits em um tempo”, disse Linus Torvalds.

Novos drivers

O Linux 6.0 também inclui vários drivers novos e atualizados para melhor suporte de hardware. Além disso, ele adiciona muitas correções de bugs e ajustes para fornecer melhor desempenho do que os kernels anteriores, principalmente os ajustes no posicionamento de tarefas em sistemas grandes, melhorias de desempenho na implementação de TLS no kernel e um novo sinalizador IORING_RECV_MULTISHOT para habilitar operação multi-shot com chamadas recv().

Em termos de segurança, o kernel Linux 6.0 implementa a busca de sementes de números aleatórios dos dados de configuração do bootloader para os kernels x86 e m68k, suporte para o módulo de segurança SafeSetID para controlar alterações setgroups(), suporte para o algoritmo de criptografia ARIA, bem como suporte para ganchos anexados a um grupo de controle ou a um único processo de destino ao módulo de segurança BPF.

O kernel Linux 6.0 está disponível para download no repositório git de Linus Torvald para aqueles que gostam de compilar seus próprios kernels. Para todos os outros, você precisará esperar até que o mantenedor da sua distribuição atualize o kernel para a versão 6.0 antes de tentar instalá-lo.