O desenvolvedor Linus Torvalds acaba de anunciar a chegada do kernel Linux 6.1-rc7. Então, este deve ser o penúltimo candidato a lançamento antes do Linux 6.1 ser lançado oficialmente em dezembro. O novo Linux 6.1-rc7 chega após uma movimentada semana de Ação de Graças.
O Linux 6.1 teve um aumento nas mudanças neste ciclo em comparação com onde Torvalds prefere ver o fluxo do patch desacelerar. Ele tem hesitado nas últimas semanas sobre se o ciclo v6.1 será prolongado por uma semana extra. Como está agora, ele está inclinado a declarar o Linux 6.1-rc8 na próxima semana antes de lançar o kernel Linux 6.1 estável na semana seguinte. Portanto, o Linux 6.1 estável será lançado em 11 de dezembro, a menos que esta próxima semana acabe sendo extremamente silenciosa, o que levaria Linus a ir direto para a v6.1.
Linus comentou no anúncio 6.1-rc7 :
Mais uma semana se passou. Tudo começou discretamente, e eu tinha certeza de que ser a semana de Ação de Graças aqui nos Estados Unidos significaria que continuaria silenciosamente também.Mas eu estava errado. O final de semana foi o habitual “as pessoas me mandam suas coisas na sexta-feira”, e o fim de semana dificilmente desacelerou as pessoas. E assim as estatísticas desta semana parecem quase exatamente as mesmas das duas semanas anteriores.
E não são apenas as estatísticas – tudo parece muito semelhante. Não há realmente nada aqui que me deixe preocupado, exceto que é apenas um pouco mais do que estou confortável. Deveria ter diminuído mais agora.Como resultado, agora tenho certeza de que este será um daqueles lançamentos do tipo “teremos mais uma semana e farei um rc8”. O que, por sua vez, significa que agora a próxima janela de mesclagem será solidamente na temporada de férias. Qualquer que seja. É o que é.
Entre muitas outras correções de bug/regressão a chegarem esta semana, algo notável com o Linux 6.1-rc7 é a alternância mais fácil do driver AMD P-State no lugar do ACPI CPUFreq.
Linux 6.1-rc7 chega após uma movimentada semana de Ação de Graças
Além disso, o Linux 6.1 também é provavelmente a versão do kernel Long Term Support (LTS) deste ano. Houve alguma especulação recentemente se o Linux 6.0 seria a versão LTS ou se seria o Linux 6.1 que deveria estrear como estável no final do ano. Também houve alguns sugerindo que o Linux 6.0 tem a cara de uma versão LTS devido a ser a última versão antes da introdução do código Rust e outras mudanças importantes. Porém, a lista de novidades do kernel Linux 6.1 o habilita para ser esta versão de suporte a longo prazo.
O Linux 5.15 LTS é a versão do kernel de longo prazo do ano passado. A manutenção deve permanecer até outubro de 2023. Entretanto, pode se estender se houver organizações suficientes dispostas a ajudar no teste e uso dessa versão LTS. Isso é semelhante aos compromissos junto ao Linux 5.10 LTS que está sendo suportado até dezembro de 2026.
O mesmo vale para o Linux 6.1 LTS. Assim, ele teria suporte até dezembro de 2025. Porém, se houver usuários suficientes e pessoas dispostas a testar os candidatos a lançamento, é possível que o kernel LTS deste ano dure pelo menos seis anos – até dezembro de 2028.