Acaba de sair o primeiro release candidate do kernel Linux 6.2. Assim, o novo Linux 6.2-rc1 traz gráficos Intel Arc estáveis e rastreamento de profundidade de chamadas, além de muitas outras novidades importantes. A versão estável do novo kernel é esperada para fevereiro de 2023.
Após a janela de mesclagem do Linux 6.2 de duas semanas colidir com o dia de Natal, Linus Torvalds acaba de lançar o Linux 6.2-rc1 para fechar a janela de mesclagem e passar para a fase de teste e correção de bugs deste ciclo de lançamento.
Sobre o novo kernel em desenvolvimento, Linus Torvalds escreveu no anúncio 6.2-rc1:
O 6.2 parece ser um lançamento maior (certamente maior do que o 6.1 foi). O resumo abaixo é, como sempre, apenas meu log de mesclagem: temos cerca de 13,5 mil commits de aproximadamente 1800 pessoas no total nesta janela de mesclagem, o que não está muito longe do tamanho total de toda a versão 6.1. Mas vamos esperar que, apesar do tamanho e do provável início lento do período de calmaria da janela pós-fusão, tenhamos um lançamento tranquilo.
Linux 6.2-rc1 traz gráficos Intel Arc estáveis e rastreamento de profundidade de chamadas
Devido ao início lento nos feriados, o ciclo do Linux 6.2 pode acabar tendo uma semana extra (um candidato a lançamento adicional) de teste antes de ficar estável em cerca de dois meses a partir de agora. Veja os principais recursos já conhecidos.
- Ampere” suporte de aceleração .
- O hardware Intel Arc Graphics DG2/Alchemist agora é considerado estável e ativado por padrão, em vez de exigir qualquer sinalizador experimental para ativar o suporte.
- O driver Intel IFS não está mais “quebrado” para esta funcionalidade de teste de silício de CPU de varredura em campo.
- O suporte Intel On-Demand está pronto para o driver originalmente nomeado para Software Defined Silicon antes dos próximos processadores Sapphire Rapids.
- Suporte de atestado de convidado Intel TDX .
- O suporte Intel SGX Async Exit Notification “AEX Notify” foi mesclado como uma melhoria de segurança.
- A mitigação do Call Depth Tracking para CPUs Skylake está opcionalmente disponível para diminuir o impacto no desempenho do IBRS. Tenho benchmarks dele chegando esta semana.
- Upstreaming contínuo em torno do suporte Apple M1/M2 .
- Dados de utilização do pipeline AMD Zen 4 para ajudar a encontrar gargalos de desempenho.
- Novas opções de driver NTFS;
- Melhor confiabilidade RAID 5/6 com Btrfs;
- Desempenho de criação de diretório/arquivo exFAT mais rápido;
- Uma implementação Zstd atualizada;
- Uma grande reformulação no subsistema MSI;
- Suporte ao controlador Sony DualShock 4 com o driver PlayStation mais recente. .