in

Linux auxilia as pessoas com cromossomo 21

Como o Linux melhora a vidas das pessoas com Síndrome de Down.

Linux auxilia as pessoas com cromossomo 21

O Linux auxilia as pessoas com cromossomo 21 e através deste artigo iremos mostrar como a tecnologia ajuda neste processo.

Início de tudo

O ser humano possui 46 cromossomos, ou melhor, 23 pares de cromossomos que carregam nosso material genético (genes). Cada um destes cromossomo são conhecidos por um número, exceto o par de cromossomos que define o sexo que são os cromossomos “X” e “Y”

O cromossomo 21 é o menor cromossomo de todos. Quando em vez de dois cromossomos 21 (um proveniente da mãe e outro do pai) a pessoa tem três cromossomos 21, chamamos de Trissomia do 21 ou Síndrome de Down, nesta situação, o pai ou a mãe, mandou 2 cromossomos, em vez de um. Isto ocorre por um erro chamado não disjunção (não separação) durante a gametogênese ( produção de óvulos e espermatozoides).

Linux auxilia as pessoas com cromossomo 21

Como o Linux auxilia as pessoas com cromossomo 21 ?

Neste artigo iremos apresentar uma série de programas que ajudaram as pessoas que tem este tipo de característica. Existem hoje softwares que auxiliam os desenvolvimento das pessoas com síndrome de down.

O uso de ferramentas de tecnologia como auxílio à aprendizagem é parte integrante da educação especial há mais de 20 anos no mundo. Durante esse período, foram desenvolvidos recursos de software que são particularmente relevantes para o perfil de aprendizagem desse grupo de alunos.

À medida que o acesso aos computadores e à Internet se torna mais barato e mais disponível, a ‘Divisão Digital’ fica menor à medida que mais lares têm acesso a recursos que melhoram a vida e o aprendizado de grupos tradicionalmente mais isolados. Enquanto os usuários mais capazes têm acesso a uma série de atividades gratuitas para usar tanto no computador quanto cada vez mais on-line, os jovens com dificuldades cognitivas e motoras podem se esforçar para encontrar recursos ‘amigáveis’ que atendam às suas necessidades.

Essa simples investigação reúne informações sobre recursos gratuitos que abordam esse problema e disponibilizam uma variedade de oportunidades educacionais e de lazer que provavelmente atendem às necessidades individuais de uma série de jovens com Síndrome de Down.

Um bom software para necessidades educacionais especiais está disponível há muito tempo e muitos títulos são voltados especificamente para o perfil de aprendizado específico de crianças com Síndrome de Down.

O mundo Linux vem fazendo a sua sua parte, através da disponibilidade de aplicativos. Abaixo iremos abordar dois softwares disponíveis e suas características:

Palastrables

https://cyrohx.itch.io/palastrables

Palastrables é um jogo desenvolvido para explorar a discriminação no desenvolvimento precoce da linguagem de crianças com desenvolvimento típico e síndrome de Down.
É um jogo simples que utiliza uma série de elementos que buscam medir o conhecimento do nome, interjeições, sons de animais e reconhecimento visual dos mesmos.
A interação com o jogo é através da mecânica de arrastar e soltar objetos na tela. Consiste em dois exercícios com diferentes níveis de dificuldade.

Silhuetas

Este é o nível mais fácil, apresenta o desafio de reconhecer um animal e colocá-lo na silhueta correspondente. Um número de animais é apresentado e a criança deve discriminar para encontrar o animal que corresponde à silhueta. Como feedback, o nome do animal e o som são apresentados. Também reconhece o sucesso no exercício. Aumente gradualmente o nível de dificuldade aumentando o número de animais a reconhecer

.
Palavras

Sendo o nível mais complexo, apresenta o desafio de reconhecer um animal e colocar as letras de seu nome corretamente. É apresentada uma série de cartas e a criança deve discriminar para descobrir qual corresponde ao animal. Como feedback, o nome do animal e o som são apresentados. Também reconhece o sucesso no exercício. Aumente gradualmente o nível de dificuldade aumentando o número de letras a serem reconhecidas em uma palavra.

O Palastrables reforça o uso de habilidades espaciais e motoras e ajuda no desenvolvimento da linguagem e da memória de curto prazo, de maneira intuitiva e agradável. Esses recursos o tornam uma ótima ferramenta para crianças com síndrome de Down, pois implementam suas habilidades inerentes e ajudam a fortalecer suas deficiências.

 

TUX PAINT

http://www.tuxpaint.org/

O Tux Paint é um programa de desenho premiado gratuito para crianças de 3 a 12 anos. O Tux Paint é usado em escolas de todo o mundo como uma atividade de desenho em informática. Ele combina uma interface fácil de usar, efeitos sonoros divertidos e um mascote de desenho animado encorajador que orienta as crianças enquanto usam o programa.

As crianças recebem uma tela em branco e uma variedade de ferramentas de desenho para ajudá-las a serem criativas. Desenvolvendo assim a coordenação, destreza de movimentos e aumentando a sinapse entre as células do celebro.

 

Conclusão

Diante de tudo que foi exposto, fica claro que  a comunidade Linux  auxilia as pessoas com cromossomo 21 (Síndrome de Down) , sendo uma ferramenta no processo de inclusão.

Pois não há limites geográficos, ideológicos e políticos, trazendo um forma de disseminação do conhecimento e auxiliando às pessoas a superarem suas barreiras.

Nos links abaixo contem mais informações que ampliaram seu conhecimento do mundo Linux.

Inteligência Artificial chega ao divã

Tecnologia, encurtando distâncias e facilitando as nossas vidas!

Em breve estarei publicando novos artigos, mostrando como o Linux auxilia seu negócio ou a vida das pessoas que nos cercam !!

Written by Adriano Frare

Escritor do livro Aplicações Avançadas em LINUX com mais de 20 anos trabalhando com LINUX e UNIX.

Ubuntu 19.10 começará mais rápido do que nunca

Ubuntu 19.10 começará mais rápido do que nunca

Intel lança segunda versão de seu hypervisor de nuvem escrito em Rust para VMs Linux

Intel lança segunda versão de seu hypervisor de nuvem escrito em Rust para VMs Linux