in

Linux Kernel 5.4 lançado com suporte exFAT e recurso de bloqueio do kernel

Esta é uma versão importante que adiciona vários novos recursos, segurança mais forte e drivers atualizados para melhor suporte de hardware.

Grande evento Linux vai ser realizado online

Linus Torvalds anunciou, finalmente, a disponibilidade da série do Kernel Linux 5.4. Esta é uma versão importante que adiciona vários novos recursos, segurança mais forte e drivers atualizados para melhor suporte de hardware. Portanto, o Linux Kernel 5.4 foi lançado oficialmente com suporte exFAT e recurso de bloqueio do kernel.

Linux Kernel 5.4 lançado com suporte exFAT e recurso de bloqueio do kernel

O kernel Linux 5.4 está em desenvolvimento desde o início de outubro e recebeu um total de oito marcos do Release Candidate, que implementaram vários novos recursos, começando com o suporte ao sistema de arquivos exFAT da Microsoft, que agora está finalmente incorporado no kernel para oferecer aos usuários experiência imediata ao conectar unidades formatadas exFAT.

Além de ser lançado com suporte exFAT o Linux Kernel 5.4 tem o recurso de bloqueio do kernel

Linux Kernel 5.4 lançado com suporte exFAT e recurso de bloqueio do kernel

Outra grande mudança introduzida no kernel 5.4 do Linux é o recurso de bloqueio do kernel, que é implementado como um Módulo de Segurança do Linux para restringir o acesso de certos aplicativos ao kernel. Ele adiciona uma nova camada de proteção, embutida no kernel, para possibilitar a execução do software como pretendido pelo criador, bloqueando assim os agentes maliciosos.

Também existem boas notícias para os jogadores da AMD, pois o kernel Linux 5.4 adiciona suporte para as GPUs AMD Radeon Navi 12 e 14, GPUs AMD Radeon Arcturus e suporte para AMD Dali APU. Além disso, os processadores da série AMD Ryzen 3000 receberam suporte para relatórios de temperatura e os microprocessadores AMD EPYC agora aprimoram o balanceamento de carga.

Outros recursos dignos de nota incluem:

Linux Kernel 5.4 lançado com suporte exFAT e recurso de bloqueio do kernel

 

  • suporte para CPUs Intel Tiger Lake;
  • suporte para SoCs Qualcomm Snapdragon 855;
  • o suporte para Intel Lightning Mountain SoC;
  • gerenciamento aprimorado de memória de aplicativos no Android;
  • um novo driver virtio de alto desempenho para compartilhamento de arquivos entre hosts e convidados chamados virtio-fs;
  • um novo recurso de segurança para detectar violação de arquivos chamada fs-verity;
  • e dm-clone para clonagem de dispositivos de bloco.

Começam os trabalhos da próxima versão

Isso obviamente abre a janela de mesclagem para a versão 5.5. Não é o momento ideal para a semana de Ação de Graças, mas espero que não seja um problema demais. Se eu ficar para trás (não porque sou muito fã do feriado implacável de matar perus) é porque temos todos os três filhos de volta para o feriado, e talvez eu empurre um pouco a fusão com o segunda semana como resultado. Vamos ver o que acontece, disse Linus Torvalds.

O lançamento do kernel linux 5.4 ainda não está pronto para implantações em massa

As fontes do kernel Linux 5.4 já estão disponíveis para download no kernel.org se você quiser compilá-lo. Porém, isso é algo recomendado apenas para usuários avançados. Os demais devem esperar que os pacotes do kernel Linux 5.4 cheguem aos repositórios de software estáveis de suas distribuições GNU/Linux favoritas.

Além disso, lembre-se de que isso está atualmente marcado como um ramo do kernel “principal”, o que significa que ainda é considerada uma versão de pré-lançamento. Portanto, não está pronta para implantações em massa.

O kernel Linux 5.4 se tornará “estável” e pronto para adoção em massa quando o primeiro lançamento chegar às ruas, o que geralmente acontece dentro de uma ou duas semanas a partir do lançamento oficial.

Fonte: Softpedia

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

KDE inicia 2020 com trabalho em novos recursos

KDE obtém melhorias e frameworks do KDE 6 já são trabalhados

Linux-libre 5.6-gnu lançado após chegada do kernel 5.6

Kernel GNU Linux-libre 5.4 lançado