in

Linux Lite já tem o kernel Linux 5.9

A distro sempre é a primeira a implementar o novo kernel.

Já se transformou em regra. Mantendo a tradição, os usuários da distribuição Linux Lite baseada no Ubuntu são os primeiros a poder instalar e experimentar o melhor e mais recente kernel Linux 5.9. O novo kernel Linux 5.9 foi anunciado há pouco tempo por Linus Torvalds. Assim como o esperado, traz um monte de drivers atualizados para melhor suporte de hardware, junto com vários novos recursos e melhorias.

Os destaques incluem:

  • suporte para a arquitetura Unicore, suporte de compressão Zstandard (Zsdt) para construir kernels x86;
  • melhorias de desempenho e novos recursos para sistema de arquivos Btrfs, incluindo uma nova  opção de montagem rescue= para operações relacionadas a resgate;
  • bem como suporte de criptografia em linha para EXT4 e Sistemas de arquivos F2FS.

Além disso, o kernel Linux 5.9 traz:

  • suporte para as instruções FSGSBASE x86;
  • suporte total para operações de leitura em buffer assíncronas no subsistema io_uring;
  • reconhecimento de capacidade para o programador de deadline, um novo knob sysctl;
  • uma nova chamada de sistema close_range () e suporte para estendido atributos para clientes NFS 4.2.

O suporte de hardware foi estendido para Intel “Keem Bay” Movidius VPUs, controladores de memória externa NVIDIA Tegra210, mecanismos de processamento de áudio NVIDIA Tegra, controladores de relógio Broadcom BCM2711 DVP, reguladores de controlador integrado do Chrome OS, bem como vários controladores de relógio Qualcomm.

Linux Lite já tem o kernel Linux 5.9. Veja como instalar

Linux Lite já tem o kernel Linux 5.9

Se você precisar de qualquer um dos recursos implementados no kernel Linux 5.9, agora você pode instalá-lo em seu computador Linux Lite em apenas alguns minuto. No entanto, se você não precisa deles e sua instalação do Linux Lite está funcionando perfeitamente, você deve evitar instalá-lo.

Além disso, tenha em mente que se você usar drivers proprietários, como o driver gráfico da Nvidia, deve possuir o conhecimento necessário para reconstruir e reinstalar quaisquer módulos de kernel de terceiros que você possa ter instalado, bem como para solucionar problemas de instalação caso haja algo dê errado. Com isso resolvido, você tem dois métodos para instalar o kernel Linux 5.9 no Linux Lite.

Primeiro, um gráfico, que envolve abrir o aplicativo Lite Tweaks a partir do menu Sistema e selecionar o recurso “Instalador de Kernel”. Em segundo lugar, uma linha de comando, que envolve abrir um emulador de terminal e executar os  comandos

sudo apt update && sudo apt install linux-headers-linuxlite-5.9.0 linux-image-linuxlite-5.9.0 -y

Isso irá baixar e instalar o kernel Linux 5.9 em seu computador Linux Lite. Assim que a instalação terminar, você terá que reiniciar o computador para que a nova versão do kernel seja instalada corretamente.

O kernel Linux 5.9 é compatível com instalações de 32 bits e 64 bits das séries Linux Lite 5.x, 4.x e 3.x. O desenvolvedor do Linux Lite está atualmente trabalhando duro no próximo lançamento principal, Linux Lite 5.2, que será lançado em breve baseado no Ubuntu 20.04.1 LTS (Focal Fossa) e kernel Linux 5.4 LTS por padrão.

Escrito por Claylson Martins

Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão. Nas horas não muito vagas, professor, fotógrafo, apaixonado por rádio e natureza.