in

Kernel Linux 5.9 já está disponível para download

O desenvolvimento do kernel 5.9 começou há cerca de dois meses, com o primeiro Release Candidate.

Linux 5.12 desviado do lançamento para permitir uma semana extra de testes

O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou o lançamento do kernel Linux 5.9, uma versão que apresenta vários novos recursos e melhorias, juntamente com drivers novos e atualizados.

- Anúncios -

O desenvolvimento do kernel 5.9 começou há cerca de dois meses, com o primeiro Release Candidate (RC). Depois de nada menos do que oito RCs, a versão final foi lançada e deve chegar a algumas das distribuições mais populares nas próximas semanas.

Kernel Linux 5.9 está disponível para download

Quanto aos destaques, há suporte para a arquitetura Unicore; suporte de compressão Zstandard (Zsdt) para construção de kernels x86; suporte total para operações de leitura em buffer assíncronas no subsistema “io_uring”; bem como várias melhorias para o sistema de arquivos Btrfs.

Kernel Linux 5.9 já está disponível para download
Linus Torvalds anunciou o lançamento do kernel Linux 5.9, uma versão que apresenta vários novos recursos e melhorias.

Também há suporte para as instruções x86 FSGSBASE; um novo botão sysctl; suporte de criptografia em linha para os sistemas de arquivos EXT4 e F2FS; suporte para controladores de memória externa NVIDIA Tegra210; e suporte para reguladores de controlador integrado do Chrome OS.

Além disso, o Linux 5.9 traz uma nova chamada de sistema close_range(); suporte para Intel Keem Bay Movidius VPUs; protocolo de redundância paralela; suporte para atributos estendidos para clientes NFS 4.2; e schedutil como regulador de frequência de CPU padrão para arquiteturas ARM e AArch64 (ARM64).

Vários drivers novos e atualizados estão incluídos para adicionar suporte para novos componentes de hardware. Alguns recursos relacionados à segurança também estão presentes, junto com as habituais correções de bugs e mudanças internas no kernel.

Por fim, você pode baixar o kernel Linux 5.9 agora mesmo, se quiser compilar seu próprio kernel. Além disso, a janela de mesclagem para a próxima versão principal (5.10) agora está aberta para desenvolvedores. A janela permanecerá aberta pelas próximas duas semanas. Enfim, espera-se que o kernel 5.10 do Linux chegue em meados de dezembro.

Fonte: 9to5Linux

Ubuntu 18.04.5 LTS lançado com Linux Kernel 5.4 LTS

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8

Acaba suporte ao Linux Kernel 5.6

Queda na economia faz crescer uso de código aberto

Queda na economia faz crescer uso de código aberto

Linux Lite já tem o kernel Linux 5.9

Linux Lite já tem o kernel Linux 5.9