in

Kernel Linux 5.9 já está disponível para download

O desenvolvimento do kernel 5.9 começou há cerca de dois meses, com o primeiro Release Candidate.

Google alerta sobre falha grave do Bluetooth no kernel Linux
O Google divulgou detalhes de uma falha que afeta a pilha Bluetooth nas versões do kernel Linux abaixo do Linux 5.9 que suportam BlueZ.

O desenvolvedor Linus Torvalds anunciou o lançamento do kernel Linux 5.9, uma versão que apresenta vários novos recursos e melhorias, juntamente com drivers novos e atualizados.

O desenvolvimento do kernel 5.9 começou há cerca de dois meses, com o primeiro Release Candidate (RC). Depois de nada menos do que oito RCs, a versão final foi lançada e deve chegar a algumas das distribuições mais populares nas próximas semanas.

Kernel Linux 5.9 está disponível para download

Quanto aos destaques, há suporte para a arquitetura Unicore; suporte de compressão Zstandard (Zsdt) para construção de kernels x86; suporte total para operações de leitura em buffer assíncronas no subsistema “io_uring”; bem como várias melhorias para o sistema de arquivos Btrfs.

Kernel Linux 5.9 já está disponível para download
Linus Torvalds anunciou o lançamento do kernel Linux 5.9, uma versão que apresenta vários novos recursos e melhorias.

Também há suporte para as instruções x86 FSGSBASE; um novo botão sysctl; suporte de criptografia em linha para os sistemas de arquivos EXT4 e F2FS; suporte para controladores de memória externa NVIDIA Tegra210; e suporte para reguladores de controlador integrado do Chrome OS.

Além disso, o Linux 5.9 traz uma nova chamada de sistema close_range(); suporte para Intel Keem Bay Movidius VPUs; protocolo de redundância paralela; suporte para atributos estendidos para clientes NFS 4.2; e schedutil como regulador de frequência de CPU padrão para arquiteturas ARM e AArch64 (ARM64).

Vários drivers novos e atualizados estão incluídos para adicionar suporte para novos componentes de hardware. Alguns recursos relacionados à segurança também estão presentes, junto com as habituais correções de bugs e mudanças internas no kernel.

Por fim, você pode baixar o kernel Linux 5.9 agora mesmo, se quiser compilar seu próprio kernel. Além disso, a janela de mesclagem para a próxima versão principal (5.10) agora está aberta para desenvolvedores. A janela permanecerá aberta pelas próximas duas semanas. Enfim, espera-se que o kernel 5.10 do Linux chegue em meados de dezembro.

Fonte: 9to5Linux

Ubuntu 18.04.5 LTS lançado com Linux Kernel 5.4 LTS

ExTiX 20.8 é a primeira distribuição com o Linux Kernel 5.8

Acaba suporte ao Linux Kernel 5.6