Linux Mint 19.1 Beta já está disponível para download

Linux Mint 19.1 Beta  já está disponível para download. A versão estável está planejada para antes do Natal. Dessa forma, a versão beta do Linux Mint 19.1 “Tessa” apresenta uma lista atualizada de refinamentos de software, usabilidade e interface do usuário, além de um visual novo e elegante.

Sobre o projeto, no blog do Mint, o líder Clement Lefebvre diz:

Estamos contando com você para nos ajudar a encontrar bugs e nos ajudar a consertá-los”, acrescentando que este é um momento emocionante para todos nós e esperamos que você aproveite e divirta-se com o novo lançamento.

Quando estável, o Linux Mint 19.1 será a 29ª versão do sistema e o primeiro lançamento pontual da série 19.x baseada no Ubuntu 18.04 LTS Bionic Beaver.

O Linux Mint 19.1 também é uma versão de suporte de longo prazo (LTS). Ele receberá atualizações críticas e correções desde o lançamento até 2023.

Recursos do Linux Mint 19.1 Beta

O Linux Mint 19.1 apresenta uma série de aprimoramentos notáveis. Porém, poucos novos recursos importantes (exceto pelo novo layout de desktop).

gerenciador de arquivos do Nemo é 3x mais rápido do que antes, graças a otimizações de código. Agora ele possui a capacidade de ativar ou desativar miniaturas por diretório.

Linux Mint 19.1 Tela de boas-vindas

O número de utilitários de aplicativos e configurações teve uma limpeza visual. Assim, muitos layouts foram aprimorados. As barras de cabeçalho ganharam um toque esportivo, barras laterais e muito mais.

Entre eles, a  ferramenta utilitária Software Sources, que agora tem uma barra lateral Xapp e uma barra de cabeçalho. Configurações de desktop  recebe um layout melhorado que torna mais fácil para ajustar o espaçamento da grade, enquanto Update Manager  faz com que seja mais fácil de remover kernels não utilizados e verificar o status do suporte do kernel Linux.

Xapps atualizados: uma nova versão do  Xreader (visualizador de PDF) que melhora a aparência das miniaturas, visualizações de páginas e bordas de páginas, além de melhorar o status bar em  Xed (editor de texto).

escolhas da cor da hortelã y

Em relação ao visual há uma nova variedade de papéis de parede, enquanto o tema Mint-Y agora está disponível com uma opção de cor de destaque (veja acima) em todas as variantes, incluindo cores Azul, Cinza, Laranja, Vermelho, Areia e Marrequinha.

Finalmente, o Mint Welcome agora tem uma etapa de configuração de firewall para ajudar novos usuários a melhorar a segurança do sistema.

Novo layout da área de trabalho

o linux mint 19.1 usa um layout de desktop moderno

O novo layout certamente parece mais limpo, mais nítido, mais moderno. Sem dúvida em grande parte devido ao uso do tema Mint-Y Cinnamon Escuro.

As mudanças são mais do que superficiais, no entanto.

O novo layout do painel do Mint agora usa um applet de lista de janelas que agrupa janelas de aplicativos por padrão. Os usuários do Windows 10, ou do MacOS, ou das distribuições Linux baseadas no GNOME, não acharão essa mudança muito estranha. Porém, os que estão no antigo modo do Mint podem sentir a diferença.

A lista de janelas mostra um único ícone por aplicativo, independentemente de quantas janelas ele tenha aberto:

Applet da lista de janelas do Mint

Agrupamento de janelas

O novo painel também é  maior (40px) e mais escuro que o layout tradicional da área de trabalho e usa ícones simbólicos na bandeja do sistema (agora menor).

Tamanhos de ícones para as três áreas do painel (menu e lançador, lista de janelas e bandeja do sistema) podem ser ajustados ou definidos individualmente. Cada zona agora usa tamanhos de ícone melhores para uma exibição mais nítida e clara.

Por padrão, o Cinnamon possui um painel sombrio grande de 40px, onde os ícones parecem nítidos em todos os lugares e onde eles escalam nas zonas esquerda e central. Porém, são restritos a 24px à direita (onde estão a bandeja do sistema e os ícones de status).

Se você preferir o jeito como as coisas são, não entre em pânico. A aparência antiga, o comportamento da janela e o fluxo de trabalho ainda estão disponíveis, com uma opção para ativá-lo no utilitário Mint Welcome.

linux mint 19.1 layout de desktop tradicional

O layout do desktop “tradicional”

Mudanças

  • Gerenciador de arquivos mais rápido;
  • Melhorias visuais no Xapps & misc.;
  • Maior contraste no tema Mint Y;
  • Mint-Y-Dark agora é o tema padrão do Cinnamon;
  • Ícones simbólicos para Redshift, applet Network manager e mais;
  • Miniaplicativo de lista de janelas agrupadas por padrão;
  • Mint desktop 4.0;
  • Kernel Linux 4.15.

Faça o download do Linux Mint 19.1 Beta

Clique no botão abaixo para baixar o Linux Mint 19.1 beta “Cinnamon” edition como uma imagem ISO de 64 bits.

Faça o download do Linux Mint 19.1 Beta

Tenha em mente que este não é um lançamento final e não deve ser considerado “estável”. Bugs, recursos quebrados e outras incompatibilidades podem estar presentes.

Fonte

Claylson
Jornalista com pós graduações em Economia, Jornalismo Digital e Radiodifusão.

DragonFlyBSD 5.4 lançado com melhorias

Previous article

Lançada a primeira atualização do Firefox Reality 1.1

Next article

You may also like

More in Notícias