Linux on DeX dá uma finalidade ao sistemas móveis da Samsung

Você já leu aqui no SempreUPdate que  a Samsung está trabalhando no Linux on DeX.  Atualmente, encontra-se em estágio de testes (Beta), buscando unificar mobile e desktop. Assim, agora neste post, mostraremos que o Linux on DeX dá uma finalidade aos sistemas móveis da Samsung.

Quando a Samsung lançou a solução DeX ao lado do Samsung Galaxy S8 e S8+, em seus telefones os usuários Android gostariam de vivenciar uma experiência de desktop que dependesse exclusivamente do sistema móvel.

Adaptação com Android

Um grande problema com o DeX sempre foi que o Android nunca foi destinado a ser usado com mouse e teclado. Alguns usuários que obtiveram o DeX na pré-venda do Samsung Galaxy Note 8, nunca encontraram uma utilidade para o mesmo.

Mesmo os não usuários de distribuições Linux afirmam que acreditam ser importante ter uma similaridade com os dispositivos Android. Igualmente, basta relembrar do caso da Canonical com o Ubuntu Edge. O projeto naufragou por falta de pessoal interessado em desenvolver o projeto.

Agora, a Samsung está tentando fazer algo semelhante. Portanto, terá de se esforçar para convencer que a plataforma DeX possa preencher essa lacuna entre o desktop e mobile.

O que isso significa?

Significa que, no momento, o usuário só poderá instalar o Ubuntu 16.04 LTS para dispositivos Galaxy Note 9 e Samsung Galaxy Tab S4. Não há informações se outros dispositivos poderão obter a funcionalidade.

Configuração do Linux on DeX

O dispositivo funciona adequadamente em estações contendo entradas USBs e HDMI.  Da mesma forma, podem ser conectados mouses e teclados sem fios, sendo de grande necessidade os cabos de tipo-C.

A partir daí, basta lançar o aplicativo Linux for Dex para começar a instalar o pacote do Ubuntu compatível com o seu dispositivo Samsung. Uma certa demora na instalação será perceptível mesmo em conexões rápidas. Isso devido a etapa que descompactará 10GB em arquivos.

Após ser instalado, basta apontar o aplicativo para a pasta correta e executar a compilação do Ubuntu.

Como instalar o Linux on DeX

  1. Em primeiro ligar, inscreva-se no programa beta do Linux on DeX;
  2. Da mesma forma, certifique-se de ter 8GB restantes no dispositivo;
  3. Após ser aceito no programa, será enviado no e-mail cadastrado um link para baixar o aplicativo no seu dispositivo;
  4. Então, abra o aplicativo e baixe a compilação oficial do Ubuntu para dispositivos Samsung DeX para o armazenamento local
  5. Assim, feito isso, poderá atribuir limites de armazenamento no ambiente desktop Ubuntu

O que fazer no Linux on DeX

  • Baixar seu código fonte diretamente do repositório Git e executar sua base de código;
  • Gerenciar e monitorar seu servidor usando a CLI do servidor;
  • Criar projetos em C, C++ e Java usando sua IDE favorito;
  • Desfrutar de uma verdadeira experiência de PC desktop em um dispositivo com Android.

Portanto, é simples e fácil de usar. Agora é aproveitar.

 

 

 

 

Fábio Trentino
Estudante de Gestão em Tecnologia da Informação na Universidade Centro Universitário Central Paulista - UNICEP - São Carlos - SP

    GNOME Mutter traz correções e Shell 3.31.2 melhora desempenho

    Previous article

    Lançado Braiins OS para mineração de criptomoedas

    Next article

    You may also like

    More in Notícias