in

Como ver a lista de pacotes instalados por data no Linux

Se você precisa saber quando um pacote foi instalado na sua distribuição Linux, então essa dica é para você.

linux-saiba-como-listar-todos-os-pacotes-instalados-por-data

Quem nunca precisou saber quando um pacote foi instalado na sua distro Linux ? Pois é, em poucos comandos você consegue listar por data e até saber o número da versão daquele pacote que foi instalado na sua distribuição. Nesta dica, vamos mostrar como listar todos os pacotes instalados por data e versão no Ubuntu, Debian, CentOS e Arch Linux.

Como ver a lista de pacotes instalados por data no Debian ou Ubuntu ?

Se você está usando Debian, Ubuntu, Linux Mint, Kubuntu, Xubuntu e todas as outras derivações o comando é o mesmo para todas elas. Para listar os pacotes instalados por data, execute:

grep -i “install” /var/log/dpkg.log

Uma detalhe importante, você só vai conseguir visualizar os pacotes instalados por data, somente se o log com estes dados tenha sido gerado no arquivo /var/log/dpkg.log. Os logs gerados de forma compactado não vão aparecer com este comando. Para listar a data em que os pacotes foi instalado incluindo os pacotes com log compactado, execute:

zcat /var/log/dpkg.log.* | grep -i “installed”

Você pode estranhar o comando zcat, na verdade ele lê arquivos compactados, então nós canalizamos a saída do grep para filtragem.

No entanto, caso você queira executar o grep para um comando em específico, e se você sabe ao menos um trecho do nome do pacote, você pode mudar o comando para que o resultado seja mais objetivo.

Digamos que eu queira buscar pela data de instalação do pacote apt-mirror então vamos executar os seguintes comandos:

zcat /var/log/dpkg.log.* | grep -i “installed” | grep apt-mirror
Caso não goste do comando zcat, ainda sim é possível usar um outro comando que vai fazer a mesma coisa, apresentamos o zgrep, compreenda que seria o mesmo comando grep, só que para arquivos compactados.

Confira um exemplo do zgrep:

zgrep “installed” /var/log/dpkg.log*
zgrep “installed” /var/log/dpkg.log* | grep apt-mirror
O diferencial do comando zgrep é que ele mostrará o arquivo de log do qual os dados foram obtidos, perceba que os dados foram retirados do arquivo /var/log/dpkg.log.7.gz que esta compactado.

Como ver a lista de pacotes instalados por data no CentOS, RedHat, CentOS, Fedora, SUSE?

Para ver a lista de pacotes instalados por data no CentOS, Red Hat, Fedora, SUSE e muitas outras distribuições GNU/Linux RPM, você deve executar o comando abaixo:

rpm -qa --last

Agora, se você quer data do pacote instalado de forma específica, basta inserir o nome do pacote ao final do comando, veja o exemplo:

rpm -qa --last postfix3
Neste exemplo, buscamos a data em que o pacote postfix3 foi instalado.

Como ver a lista de pacotes instalados por data no Arch Linux, Manjaro

Se você usa o Arch Linux, Manjaro, Apricity, Ninja OS e outras distribuições que tem como base o Arch Linux, é usado o utilitário expac para listar os pacotes instalados por data, no entanto, alguns parâmetros precisam ser inseridos para que o resultado seja assertivo.

expac --timefmt=’%F %T’ ‘%l %n’

Se você precisa dos pacotes mais recente, você pode executar o comando abaixo. Neste exemplo, teremos os 7 últimos pacotes instalados.

expac --timefmt=’%F %T’ ‘%l %n’ | sort -n | tail -n 7

Agora você já sabe quais os comandos são necessários para verificar a data da instalação de pacotes no CentOS, Ubuntu, Debian e Arch Linux. Para qualquer sistema operacional derivado de qualquer um deles, os comandos devem ser iguais. Uma vez que algumas distribuições têm mais de um comando que faz o mesmo trabalho, basta manter o que você acha mais fácil.

Espero que a dica de hoje “Como listar os pacotes instalados por data no Linux” tenha sanado suas dúvidas, se você quer mais informações sobre outros comandos, em nosso menu principal há um item novo de cursos gratuitos. Basta clicar e visualizar os cursos disponíveis.

Written by Emanuel Negromonte

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Porém, a partir de agora, os usuários do Linux também poderão instalar o navegador Opera como um pacote Snap diretamente do Snap Store da Canonical. Assim, todos os lançamentos baseados do Ubuntu podem baixar o navegador diretamente de lá. Outras distribuições como Fedora , Debian, Arch Linux, Gentoo, Solus, Linux Mint e OpenSuSE também possuem suporte ao Snap.

Como instalar o navegador Opera 60 no Ubuntu, Debian ou Linux Mint

Man-in-the-Disk: novo ataque compromete telefones Android

Confira 4 aplicativos para melhorar a segurança de seu Android