Como Criar um Botão Desligar no Plank Dock

como-criar-um-botao-desligar-no-plank-dock

Cada vez mais usuários de sistemas Linux em geral usam os recursos e facilidades que uma Dock proporciona. Estes recursos que tornam mais prático o uso dos principais programas do nosso cotidiano, uma vez que temos acesso rápido a eles. Os recursos visuais é um grande aliado do Dock na concorrência dos atalhos de Desktop tradicionais.

Aprenda nessa dica como criar um recurso que não é facilmente encontrada em grande parte dos Docks do mercado. Tendo em vista a popularidade em grande ascensão, muitas distribuições Linux estão trazendo uma Dock por padrão. Apesar disso, alguns atalhos ainda não são encontrados com facilidade como dito anteriormente, como é o caso de um botão desligar.

Plank do ElementaryOS

Desse modo, será apresentada uma possível solução para o problema. Para tal, iremos usar uma Dock leve e bastante usada: o Plank. Se você quer saber como instalá-lo no seu Linux acesse o link abaixo:

Aproveitando flexibilidade na adição atalhos no Plank, usaremos para inserir o botão de desligamento. Portanto, vamos abrir o Gedit ou qualquer outro editor de texto e escrevemos a seguinte sequência:

[Desktop Entry]
Version=x.y
Name=Botão Desligar
Comment=Acesso direto ao botão desligar
Exec=/sbin/shutdown -Ph now
Icon=/usr/share/icons/Mint-X-Teal/places/16/folder_home.svg
Terminal=false
Type=Application
Categories=Utility;Application;

Uma vez copiado em um documento em branco, iremos salvar como “power-button.desktop” por exemplo. Com o arquivo salvo no área de trabalho, podemos arrastá-lo até o Dock e iremos perceber que ele permanecerá fixo. Porém, a partir de agora com apenas um clique, a máquina será desligada sem nenhum aviso.

Portanto, é importante ter atenção e evitar um click por engano!

Conclusão

Vale a pena evidenciar que a dica foi testada no Linux Mint. Para que o botão fique com um ícone no Ubuntu, é preciso mudar o caminho especificado no arquivo que criamos podendo apontar para qualquer outro diretório que resulte em uma imagem.

Podemos substituir esta linha usado no Mint

Icon=/usr/share/icons/Mint-X-Teal/places/16/folder_home.svg

por essa usada no Ubuntu:

Icon=/usr/share/icons/Humanity/places/16/folder_home.svg