Quando falamos em dispositivos eletrônicos, não podemos excluir a acessibilidade. Ao usar o computador, por exemplo, precisamos de um teclado, seja ele físico ou digital. Neste artigo, você conhecerá 10 ótimos teclados virtuais gratuitos e de código aberto.
Acessibilidade
Acessibilidade é o grau em que produtos, dispositivos, serviços ou ambientes estão disponíveis para o maior número possível de pessoas, independentemente das circunstâncias. A acessibilidade pode ser vista como a capacidade de acessar e se beneficiar de um sistema ou entidade. A acessibilidade é fundamental. A inclusão social não é um ato de caridade, mas um direito humano fundamental.
Existem vários tipos diferentes de teclados para PCs. O tipo mais comum é um teclado físico externo que se conecta ao PC. Mas você pode usar um teclado virtual com Linux em vez de um teclado físico. Não há necessidade de um monitor touchscreen. O software exibe um teclado visual com todas as teclas padrão, para que você possa usar um mouse ou outro dispositivo apontador para selecionar as teclas ou usar uma única tecla física ou um grupo de teclas para percorrer as teclas na tela.
Abaixo, você terá acesso a uma lista com 10 ótimos teclados virtuais gratuitos e de código aberto, elaborada pelo pessoal do Linux Links.
Teclados Virtuais
- Florence: Um teclado virtual escalável e extensível de código aberto para GNOME;
- Onboard: Teclado na tela útil para usuários de tablet PC e para usuários com mobilidade reduzida. Ele foi projetado pensando na simplicidade e pode ser utilizado imediatamente sem a necessidade de qualquer configuração, pois pode ler o layout do teclado do servidor X;
- Maliit: um teclado virtual para sistemas Linux com servidores de exibição Wayland e X11. Suporta muitos idiomas e emojis diferentes. É implementado como um plug-in para o Maliit Framework;
- xvkbd: Um programa de teclado virtual (gráfico) que oferece a facilidade de inserir caracteres em outros clientes (softwares) clicando em um teclado exibido na tela. Isso pode ser usado para sistemas sem teclado de hardware, como terminais de quiosque ou dispositivos portáteis.
- squeekboard: Método de entrada em formato de teclado compatível com Wayland;
- GOK: Teclado na tela do GNOME. Ele é ativado abrindo a visão geral de Atividades e começando a digitar Configurações;
- CoreKeyboard: Teclado virtual simples com sugestões de palavras;
- qtvkbd: Fork do kvkbd com todas as dependências do KDE4 substituídas por componentes Qt;
- QVKbd: Teclado virtual escrito em C++ e QML;
- eekboard: Kit de ferramentas de teclado virtual fácil de usar.