Quem gosta de streaming, sabe que o YouTube é uma excelente plataforma, seja para assistir vídeos ou filmes, por exemplo. O YouTube é um site de compartilhamento de vídeos criado em fevereiro de 2005 e adquirido pelo Google em novembro de 2006. O serviço da web permite que bilhões de pessoas encontrem, assistam e compartilhem vídeos criados originalmente. Neste artigo, você conhecerá o pipe-viewer, um cliente leve do YouTube!
O YouTube
O YouTube exibe uma ampla variedade de vídeos de mídia corporativa e gerados pelo usuário. Também oferece um fórum para as pessoas se comunicarem com outras pessoas ao redor do mundo e atua como uma plataforma de distribuição.
Desenvolvedores descolados criaram aplicativos que permitem contornar a barreira do YouTube apenas na web. O pipe-viewer é um cliente leve do YouTube para Linux, sem exigir uma chave de API. Ele oferece uma CLI e uma GUI. Está escrito em Perl e publicado em software de código aberto. Além disso, sua instalação é muito fácil e você aprenderá no tutorial abaixo:
Instalação do pipe-viewer
O desenvolvedor recomenda instalar o pipe-viewer no Ubuntu/Debian com makedeb. makedeb cria pacotes através do uso de PKGBUILDs: um formato de empacotamento projetado para ser conciso, simples e fácil de entender, ao mesmo tempo que permanece poderoso o suficiente para corresponder à flexibilidade das ferramentas de empacotamento padrão do Debian.
O site do makedeb diz para executar o instalador do makedeb com o script de instalação oficial:
$ bash -ci "$(wget -qO - 'https://shlink.makedeb.org/install')"
No entanto, isso não funcionou com a instalação do pessoal do Linux Links.
Em vez disso, eles adicionaram o repositório API do makedeb ao seu sistema:
$ wget -qO - 'https://proget.makedeb.org/debian-feeds/makedeb.pub' | gpg --dearmor | sudo tee /usr/share/keyrings/makedeb-archive-keyring.gpg 1> /dev/null
$ echo 'deb [signed-by=/usr/share/keyrings/makedeb-archive-keyring.gpg arch=all] https://proget.makedeb.org/ makedeb main' | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/makedeb.list
Execute uma atualização:
$ sudo apt update
E então instale o makedeb usando o apt.
$ sudo apt install makedeb
Agora clone o repositório GitHub do pipe-viewer:
$ git clone https://mpr.makedeb.org/pipe-viewer
Mude para o diretório recém-criado:
$ cd pipe-viewer
E construa um pacote deb usando makedeb:
$ makedeb -si
Agora podemos instalar o pacote deb criado com o comando:
$ sudo dpkg -i pipe-viewer_0.4.9-0_all.deb
Este é um excelente cliente do YouTube e você pode acessá-lo direto da sua área de trabalho Linux, de forma simples, rápida e prática. Se você precisava de um cliente YouTube, esse pode te surpreender.