Perfeito para quem utiliza o Kubuntu ou o KDE Neon, o leitor de música Elisa, baseado no Qt , é um aplicativo moderno e inovador que visa ser “simples de usar”. Conheça o recém lançado Elisa Music Player.
[bs-quote quote=”Elisa é um tocador de música desenvolvido pela comunidade do KDE que se esforça para ser simples e agradável de usar. Também reconhecemos que precisamos de um produto flexível para dar conta dos diferentes fluxos de trabalho e casos de uso de nossos usuários” style=”style-17″ align=”center” author_name=”Elisa” author_job=”Página do projeto” author_link=”https://community.kde.org/Elisa”][/bs-quote]
Embora o foco seja a integração com a área de trabalho do KDE Plasma, ele também tem outras ambições. Assim, o Elisa quer ser uma opção de primeira classe para usuários de outros ambientes de desktop Linux, como o GNOME Shell, bem como usuários do Windows e Android.
Elisa 0.1 lançado
Elisa 0.1 é o primeiro lançamento formal deste aplicativo de música. Assim, naturalmente, ele não é cheio de recursos extras ainda. Porém, a maioria das principais funcionalidades do tocador de música está presente e funcionando:
- Procure músicas por álbum, artista ou faixas;
- Procura de trabalho;
- Crie e gerencie listas de reprodução;
- Visualizar metadados da faixa;
- Suporte de indexação Baloo;
- Suporte para monitores HiDPI;
A equipe de música do Elisa diz que seu objetivo com o lançamento de estréia é “fornecer uma base sólida para novos recursos [a serem adicionados]”. Então, versões posteriores podem incluir suporte para serviços online que respeitem a privacidade do usuário.
Como instalar o Elisa Music Player no Ubuntu e em outras distribuições Linux
Se você estiver usando o KDE Neon Developer Unstable, você pode instalar o Elisa a partir dos repositórios. Basta pesquisar usando sua ferramenta de gerenciamento de pacotes preferida.
Usa Arch? Então, você pode instalar a partir do repositório AUR.
Usuários do Fedora podem pegar alguns pacotes pré-compilados deste repo.
Para usuários do Ubuntu aqui estão os pacotes disponíveis em APPs. Assim, fiquem atentos: estas APPs não são destinados para uso geral e poderiam quebrar seu sistema.
Então, finalmente, se você é fã de construir coisas do zero, você pode pegar o código-fonte do Elisa 0.1 no site do KDE .