Conheça os 10 melhores geradores de sites estáticos Perl gratuitos e de código aberto

Imagem de notebook sendo usado

A maioria dos sites modernos são dinâmicos, pois o conteúdo é armazenado em um banco de dados e convertido em HTML pronto para apresentação quando os leitores acessam o site. No entanto, há muita procura por sites estáticos. Assim, neste post, você conhecerá os 10 melhores geradores de sites estáticos Perl gratuitos e de código aberto.

Sites estáticos

Às vezes, um site HTML estático completo é desejável. Como as páginas HTML são todas pré-construídas, elas carregam extremamente rápido em navegadores da web. Há muitas outras vantagens em administrar um site HTML completo e estático.

Aqui estão algumas das principais vantagens: menos software é necessário para produzir um site estático. Uma pequena pilha de software pode melhorar a segurança. Sites estáticos não contêm conteúdo dinâmico e, portanto, são imunes à maioria dos ataques comuns; Executar um site dinâmico depende de um sistema de gerenciamento de conteúdo que precisa ser constantemente atualizado; toda vez que um visitante acessa uma página, um conjunto de consultas ao banco de dados é feito com sites dinâmicos; Pré-visualizável; um site estático significa que os dados são mais fáceis de exportar do que se estivessem contidos em um banco de dados; versionável – ideal para ser usado com sistema de controle de versão, como o Git.

Um site estático funciona muito bem em certos casos de uso. Por exemplo, é ótimo para documentação. E sites estáticos podem ser tão envolventes quanto sites dinâmicos. A única diferença real é que todo o HTML é gerado antes de ser carregado. Para fornecer uma visão sobre a qualidade do software disponível, o pessoal do Linux Links compilou uma lista dos 10 melhores geradores de sites estáticos Perl. Todas essas ferramentas são lançadas sob uma licença de distribuição livre.

Imagem com gráfico elencando softwares geradores de sites estáticos

Geradores de sites estáticos Perl

  • Qgoda: Gerador de site estático extensível com taxonomias arbitrárias e links cruzados;
  • Plerd: Plataforma de blog ultraleve para Markdown;
  • ikiwiki: Gerador de site estático flexível com alguns recursos dinâmicos;
  • Statocles: Construindo páginas web estáticas a partir de um conjunto de arquivos YAML e Markdown simples;
  • tumblelog: gerador de microblog e microsite estático com versões Perl e Python;
  • Templer: Gerador de site estático extensível modular;
  • minerl: Gerador de site estático com reconhecimento de blog;
  • Riji: Gerador de site estático simples baseado em Git;
  • Dapper: Gerador de sites estáticos simples, mas poderoso;
  • PFT: Utiliza a biblioteca PFT para obter uma abstração sobre o acesso ao sistema de arquivos.

Via: Linux Links