Linux

Debian 10 "Buster" está agora disponível

Debian 10.2 lançado com mais de cem correções
Debian 10

Foi uma longa espera. Depois de dois anos, finalmente foi lançado neste sábado oficialmente a versão final do Debian 10 Buster. Já se passaram dois anos desde o lançamento do Debian 9 “Stretch”. Até agora, esta era a versão mais recente desta distribuição Linux. Foi considerada  uma das versões mais avançadas e estáveis até hoje. Embora o Debian não seja a distribuição Linux mais amplamente instalada nos computadores, as distribuições maiores, como o Ubuntu, são baseadas nele. Portanto, seu desenvolvimento e manutenção são vitais para o ecossistema Linux continuar avançando. Após muitos meses de trabalho e semanas de testes, finalmente o Debian 10 “Buster” está agora disponível.

A imagem oficial foi lançada no sábado. E o Debian 10 “Buster” vem com muitas mudanças e melhorias, como veremos abaixo.

Após 25 meses de desenvolvimento, o projeto Debian tem o orgulho de apresentar sua nova versão estável 10 (codinome buster), que será suportada pelos próximos 5 anos graças ao trabalho combinado da equipe de segurança do Debian e do suporte a longo prazo do Debian. equipe, diz o anúncio de lançamento.

Notícias do Debian 10 Buster que está agora disponível

Além de trazer muitas mudanças que farão esta nova distro funcionar mais rápido e mais suave do que nunca, o novo Debian 10 vem com uma série de mudanças e melhorias muito solicitadas pelos usuários.

As primeiras mudanças, que são as que veremos assim que esta distribuição Linux for lançada, é que agora um novo tema foi incluído. Assim, há um novo papel de parede, além de ter atualizado o desktop para GNOME 3.30. Então, os usuários poderão desfrutar de todos os recursos desta área de trabalho. Além disso, um novo instalador Live baseado em Squids foi incluído .

Os responsáveis pelo desenvolvimento desta distro optaram por utilizar o Kernel Linux 4.19.0-4 , versão LTS que terá até 5 anos de suporte. Além disso, a partir de agora, o AppArmor será ativado por padrão para controlar melhor tudo o que acontece na distro. Em relação às medidas de segurança, o firewall iptables foi finalmente substituído pelo NFtables, uma medida muito popular entre a comunidade.

Outra mudança importante é que agora o Debian 10 é compatível com um grande número de placas ARM 64 e ARMHF. Do mesmo modo, um sistema de inicialização segura foi implementado  para poder usar essa distro nos sistemas que possuem esse recurso ativado.

Muitos pacotes e aplicativos e novas adições à distribuição também foram atualizados:

  • OpenJDK 11.0
  • Nodejs 10.15.2
  • Substitui o Python 2 pelo Python 3.
  • Carteiro 3
  • Bash 5.0

Como baixar o Debian 10 “Buster”

Debian 10 "Buster" está agora disponível

Como sempre, podemos encontrar a ISO desta nova versão do Debian em seu site principal. Esta nova ISO nos permitirá realizar uma instalação limpa da distribuição em qualquer computador.

Se não conseguirmos baixar a ISO no site oficial, também podemos escolher baixá-lo manualmente a partir do FTP da Debian. As imagens vêm com ambientes de desktop KDE, GNOME, Xfce, LXDE, LXQt, Cinnamon e MATE.

Como atualizar para o Debian 10 sem formatar ou perder dados

Nem todos os usuários querem formatar os computadores para instalar a distribuição do zero. Portanto, é possível forçar nossa distro a baixar e instalar os novos pacotes, mantendo todos os programas, configurações e arquivos pessoais inalterados.

Para isso, a primeira coisa que faremos é executar o comando “aptitude search ‘~ or’ ” . Isso para pesquisar e excluir todos os pacotes que foram marcados como obsoletos. É aconselhável fazer um backup das coisas mais importantes antes de continuar (como se tivéssemos um banco de dados) para o caso.

Depois, basta executar os seguintes comandos em um terminal para baixar e instalar todos os pacotes Debian 10.

apt-get update
apt-get upgrade
apt-get dist-upgrade

Quando o processo terminar, teremos o Debian 10 “Buster” instalado em nosso computador. Então, para evitar problemas, precisamos executar alguns comandos adicionais. Eles nos permitirão verificar se não há dependências quebradas. Além disso, pode-se verificar se estamos usando os repositórios oficiais do Buster e não os de versão anterior:

dpkg -C
sed -i ‘s/stretch/buster/g’ /etc/apt/sources.list
apt-get update

Agora é só desfrutar do Debian 10. Para mais informações, consulte as notas de lançamento da versão.