O KDE Plasma 6.3.1 já está disponível, sendo a primeira atualização de correção de bugs da série Plasma 6.3. Esta versão melhora a estabilidade geral do ambiente de desktop, corrigindo falhas, refinando a interface e aprimorando a experiência do usuário.
Principais melhorias do KDE Plasma 6.3.1
A atualização foca em ajustes para evitar falhas no sistema, corrigir falhas gráficas e garantir uma navegação mais fluida. Entre os destaques estão:
- Tema Breeze: Agora evita travamentos ocasionais em aplicativos não nativos do KDE.
- KScreen Doctor: Melhor suporte para saídas de vídeo no modo DPMS, garantindo um gerenciamento mais confiável da exibição.
- Info Center: Corrige o problema de flickering (piscadas) na aba de energia.
- KWin (gerenciador de janelas do KDE): Redução de falhas gráficas e melhorias nos recursos avançados de exibição, como modo noturno e suporte para HDR. Agora, o brilho não aumenta inesperadamente ao ativar o modo noturno.
- Plasma Desktop: Refinamentos no comportamento dos applets, melhorias no manuseio de dispositivos de entrada e estabilidade aprimorada ao usar arrastar e soltar em painéis e lançadores.
Aprimoramentos nos complementos e interface
- Color Picker Applet: Aperfeiçoamentos nas dicas de ferramentas (tooltips) e no comportamento dos botões de seleção.
- Kate Sessions Applet: Agora oferece melhor navegação pelo teclado, tornando o gerenciamento de múltiplos documentos mais eficiente.
- Kickoff e Kicker (lançadores de aplicativos): Melhorias na navegação via teclado e na fixação e movimentação de itens dentro do lançador, proporcionando uma experiência mais intuitiva e reduzindo falhas.
Outras melhorias no Plasma 6.3.1
Vários componentes essenciais do ambiente de desktop foram atualizados, incluindo:
- Dr. Konqi (gerenciador de falhas do KDE)
- Plasma Browser Integration
- Bandeja do sistema
- Gerenciador de tarefas
- Relógio digital
Como atualizar para o KDE Plasma 6.3.1
A atualização para o Plasma 6.3.1 já está disponível para os usuários de distribuições que fornecem pacotes do KDE mais recentes. Para quem utiliza Kubuntu, KDE neon, openSUSE Tumbleweed e Arch Linux, a nova versão deverá estar disponível em breve nos repositórios oficiais.
Para detalhes completos sobre todas as mudanças, consulte o anúncio oficial do KDE Plasma 6.3.1] e também o changelog.