Mais novidades do Fedora Linux 41!

Fedora 41 implementa suporte de host de virtualização AMD SEV-SNP para VMs

Fedora Linux 42 tenta implementar interface do usuário da Web do novo instalador Anaconda

A proposta de mudança do Fedora foi aprovada esta semana por seu comitê de engenharia e direção para dar suporte ao host de virtualização AMD SEV-SNP para permitir o lançamento fácil de máquinas virtuais (VMs) de computação confidenciais com o Fedora 41.

Agora que os bits do kernel AMD SEV-SNP estão chegando a montante no kernel Linux e componentes relacionados depois de muito trabalho, o Fedora Linux está continuando a ser uma das primeiras grandes distribuições Linux oferecendo uma experiência agradável pronta para uso para suportar VMs confidenciais apoiadas por SEV-SNP.

proposta de mudança do Fedora descreve-o como:

“Isso permite que os hosts de virtualização do Fedora iniciem máquinas virtuais confidenciais usando a tecnologia SEV-SNP da AMD. A virtualização confidencial impede que administradores com acesso ao shell raiz ou uma pilha de software host comprometida acessem a memória de qualquer convidado em execução. O SEV-SNP é uma evolução das tecnologias SEV e SEV-ES fornecidas anteriormente, fornecendo proteção mais forte e desbloqueando novos recursos, como um TPM virtual seguro.

Os convidados confidenciais que executam sob um host KVM habilitado para Fedora SEV-SNP poderão:

  • Auto iniciar um atestado de VM para provar a integridade de sua máquina convidada em execução. Isso garante que seu convidado esteja sendo executado em hardware AMD com configuração SEV-SNP em uma determinada configuração, executando uma compilação específica para o firmware EDK2, fornecendo confidencialidade de dados mesmo se o host estiver comprometido ou mal-intencionado.
  • Meça todos os aspectos do processo de inicialização da máquina convidada em PCRs em um TPM virtual hospedado com segurança – Proteja-se contra várias fraquezas conhecidas das tecnologias tradicionais SEV e SEV-ES”.

Fedora 41 implementa suporte de host de virtualização AMD SEV-SNP para VMs

Agora que o FESCo aprovou o recurso, salvo quaisquer problemas de última hora que surjam no código upstream ou outros fatores, este suporte AMD SEV-SNP será encontrado no Fedora 41 que deve ser lançado no final de outubro. Os processadores de servidor AMD EPYC 7003 “Milan” e EPYC mais recentes suportam Secure Encrypted Virtualization Secure Nested Paging (SEV-SNP).