Debian 11 agora é LTS

Debian 11: suporte de segurança para o Bullseye é transferido para a equipe LTS

O Debian 11, Bullseye, teve seu suporte de segurança regular encerrado. A equipe LTS assume a partir de agora, oferecendo suporte até agosto de 2026. Os usuários são incentivados a atualizar para o Debian 12 ou acompanhar as atualizações do Bullseye LTS.

Usuários Linux do Debian Bookworm e Bullseye recebem atualizações importantes de segurança

Em 14 de agosto de 2024, após três anos desde o lançamento inicial, o suporte de segurança regular para o Debian 11, conhecido como Bullseye, foi encerrado. A partir de agora, a equipe de Long Term Support (LTS) do Debian assumirá o suporte de segurança, substituindo as equipes de segurança e de lançamento.

Informações para os usuários

O suporte para o Bullseye LTS estará disponível de 15 de agosto de 2024 até 31 de agosto de 2026.

Recomenda-se que os usuários atualizem seus sistemas para o Debian 12, também conhecido como Bookworm, a versão estável atual do Debian. Para facilitar a compreensão do ciclo de vida das versões do Debian, as equipes envolvidas decidiram por um cronograma que inclui três anos de suporte regular, seguidos por dois anos de suporte de longo prazo (LTS). Assim, o Debian 12 receberá suporte regular até 10 de junho de 2026, e suporte LTS até 30 de junho de 2028, três e cinco anos após o lançamento inicial, respectivamente.

Para os usuários que precisam continuar utilizando o Debian 11, informações relevantes sobre o suporte de longo prazo estão disponíveis na página LTS/Using. Informações importantes e mudanças específicas para o Bullseye LTS podem ser encontradas em LTS/Bullseye.

Os usuários do Debian 11 LTS são incentivados a se inscrever na lista de e-mails de anúncios para receber notificações sobre atualizações de segurança ou acompanhar os últimos avisos através da página de Informações de Segurança do LTS.

Alguns pacotes não serão cobertos pelo suporte LTS do Bullseye. Para identificar pacotes não suportados que estejam instalados em suas máquinas, os usuários podem instalar o pacote debian-security-support. Se o debian-security-support identificar um pacote não suportado que seja crítico para você, entre em contato com [email protected].

O Debian e sua equipe LTS gostariam de agradecer a todos os usuários, desenvolvedores, patrocinadores e outras equipes do Debian que contribuíram para tornar possível a extensão da vida útil das versões estáveis anteriores e que fizeram do Buster LTS um sucesso.

Se você depende do Debian LTS, considere juntar-se à equipe, fornecendo patches, testando ou financiando os esforços.

Sobre o Debian

O Projeto Debian foi fundado em 1993 por Ian Murdock como um projeto comunitário verdadeiramente livre. Desde então, o projeto cresceu e se tornou um dos maiores e mais influentes projetos de código aberto do mundo. Milhares de voluntários de todo o planeta trabalham juntos para criar e manter o software Debian. Disponível em 70 idiomas e compatível com uma vasta gama de tipos de computadores, o Debian se autodenomina o sistema operacional universal.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.