A distribuição Salix 15.0 foi lançada mais de seis anos após a versão anterior como a última versão estável desta distribuição Linux baseada em Slackware e que vem com suporte a Flatpak e Xfce 4.16.
Salix é uma das distribuições GNU/Linux mais antigas baseadas no Slackware, e o novo lançamento, Salix 15.0, não decepciona os fãs. Ele vem com o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.16 que recebeu uma nova camada de tinta com novos temas padrão GTK, WM e ícones, novo papel de parede padrão e um modo escuro.
Esta versão usa o modo claro por padrão, mas se você quiser ir para o lado escuro, agora pode alternar facilmente para a versão escura do Salix no painel Aparência. Outra grande mudança é que Salix agora usa Whiskermenu como nosso inicializador de aplicativos padrão para o Xfce.
Distribuição Salix 15.0 lança nova versão depois de seis anos com suporte a Flatpak e Xfce 4.16
“Houve extensas discussões em nossos fóruns sobre a aparência da nova versão e tudo foi reformulado, incluindo um novo tema GTK, um novo tema de ícones, um novo tema de gerenciador de janelas e um papel de parede padrão, especialmente adaptado para Salix. 15.0”, disseram os desenvolvedores.
Como mencionado anteriormente, o Salix 15.0 vem mais de seis anos após o Salix 14.2 (a versão estável anterior anunciada em agosto de 2016). Os desenvolvedores explicam que uma das razões pelas quais demorou tanto para fazer este lançamento é que eles construíram milhares de pacotes para seus repositórios de software, que podem ser facilmente instalados com o gerenciador de pacotes Gslapt.
Além disso, o Salix 15.0 é o primeiro lançamento a oferecer suporte pronto para uso para aplicativos Flatpak. O suporte Flathub é pré-configurado e integrado à área de trabalho para que você possa instalar facilmente seus aplicativos Flatpak favoritos com apenas alguns cliques.
Mais novidades da versão do Salix
Por outro lado, esta versão é baseada no Slackware 15.0, o que significa que é alimentado pelo kernel Linux 5.15 LTS de suporte de longo prazo , que oferece suporte imediato para unidades formatadas em NTFS sem depender de drivers de terceiros. Assim como o Slackware, o Salix adota o PAM (Pluggable Authentication Modules) e atualiza o GCC 11 e GNU C Library 2.33.
O instalador permanece inalterado, pois você terá a mesma experiência de instalação baseada em texto que o Slackware oferece, mas foi traduzido para vários novos idiomas para levar o Salix a um público mais amplo. Como de costume, um ambiente de desenvolvimento completo é fornecido com a instalação padrão do Salix.
Você pode baixar o Salix 15.0 agora mesmo no anúncio oficial de lançamento para sistemas de 64 bits e 32 bits. Infelizmente, apenas imagens de instalação são fornecidas no momento e não há informações se ISOs live serão lançadas em um futuro próximo.