Acaba de sair a versão beta do sistema operacional Endless OS 5.0 e que traz nova interface de desktop, além de suporte a Wayland. O anúncio foi da Endless Foundation. Sendo assim, o novo Endless OS 5.0 promete uma experiência de desktop atualizada e um novo App Center, além de muitos outros recursos.
Falei sobre o Endless OS 5.0 no final de julho de 2022, quando Cassidy James Blaede compartilhou alguns dos novos recursos e aprimoramentos do novo lançamento, que deveria chegar até o final de 2022.
Agora, o Endless OS 5.0 está finalmente aqui em uma variante beta que você pode baixar e experimentar em seu computador pessoal se quiser aproveitar a nova interface de desktop construída sobre o ambiente de desktop GNOME 41, o App Center renovado que não possui mais recursos rígidos listas codificadas de aplicativos, bem como suporte para o protocolo de servidor de exibição Wayland de próxima geração.
Endless OS 5.0 Beta traz nova interface de desktop e suporte a Wayland
O Endless OS 5.0 também promete suporte multi-GPU aprimorado como interface do usuário do sistema e a maioria dos aplicativos agora usa a placa gráfica integrada por padrão para economizar bateria em laptops. Aplicativos que exigem GPU, como videogames ou software gráfico 3D, como o Blender, são iniciados automaticamente com a placa gráfica discreta.
Além disso, a nova interface de área de trabalho vem com uma opção de menu de contexto “Iniciar usando placa gráfica discreta” para permitir que você inicie manualmente qualquer aplicativo que desejar com a placa gráfica discreta clicando longamente no ícone do iniciador de aplicativos.
Endless OS é uma distribuição focada em Flatpak, então a nova versão vem com mais aplicativos como Flatpaks. Isso inclui o editor de imagens Shotwell, editor de texto Gedit, contatos do GNOME, gerenciador de arquivos do GNOME (anteriormente File Roller), calculadora do GNOME, fontes do GNOME e registros do GNOME. Isso é feito para que você possa atualizá-los para versões mais recentes com muito mais rapidez.