O Fedora Engineering and Steering Committee aprovou recentemente a proposta de recurso “Unfiltered Flathub”. Assim, deve tornar mais fácil aproveitar a coleção completa de software oferecida pelo serviço Flathub da Flatpak. Sendo assim, em breve a distribuição Fedora 38 vai se livrar de filtragem do Flathub e permitir muito mais aplicativos no Fedora.
Desde o Fedora 35 ao habilitar o Flathub para aumentar o conjunto de pacotes disponíveis no Fedora Linux, o controle remoto do Flathub foi filtrado por uma lista de permissões que disponibiliza apenas um subconjunto limitado de software Flathub para usuários do Fedora. O plano com o Fedora 38 é remover essa lista de permissões para que, quando um usuário optar por entrar, ele veja todo o conteúdo Flathub disponível – incluindo software proprietário e similares.
O recurso de repositório de terceiros existente do Fedora Workstation permite que os usuários habilitem uma seleção de repositórios de software hospedados por organizações externas. Esta seleção inclui uma versão filtrada do Flathub desde F35, que fornece acesso a um pequeno número de aplicativos Flathub.
Essa alteração removeria a filtragem de nossa oferta Flathub, para que os usuários possam habilitar uma versão completa do Flathub usando o recurso de repositórios de terceiros. No aplicativo gerenciador de software gráfico, os pacotes Flathub só serão selecionados por padrão quando nenhum pacote Fedora estiver disponível.
Fedora 38 vai se livrar de filtragem do Flathub e permitir muito mais aplicativos no Fedora
O Flathub tem cerca de 2.000 aplicativos em sua plataforma – incluindo muitos aplicativos que não são atualmente empacotados para o Fedora devido a motivos de licença ou outros. Aqueles que desejam acessar o Flathub agora terão mais facilidade para fazê-lo no Fedora 38+ com o conjunto de filtragem a ser removido. Essa filtragem do Flathub imposta aos usuários em versões anteriores também confundiu o usuário sobre o número mínimo de aplicativos oferecidos.
Aqueles que desejam saber mais sobre esse recurso “Flathub não filtrado” agora aprovado, que vem com o Fedora 38 nesta primavera, podem consultar o Fedora Wiki para obter todos os detalhes sobre esse grande aprimoramento de usabilidade.
Fedora 39 parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada
Na semana passada, o FESCo também aprovou os planos DNF5 para o Fedora 39.
O Fedora 39 esperado para breve deve trazer uma substituição importante do DNF, libdnf e dnf-automatic pela nova ferramenta de empacotamento DNF5 e biblioteca de suporte libdnf5. Sendo assim, o DNF5 deve melhorar a experiência do usuário e oferecer melhor desempenho para lidar com gerenciamento de software no Fedora Linux. Em resumo, a versão 39 do Fedora Linux parece usar o DNF5 por padrão para melhor desempenho e experiência do usuário aprimorada.