O Projeto Fedora tem trabalhado na elaboração de seu plano estratégico para ajudar a moldar a distribuição Linux nos próximos cinco anos. Um rascunho do plano escrito pelo Conselho Fedora foi publicado e está atualmente buscando feedback da comunidade sobre o planejamento do roteiro. Então, a distribuição Linux Fedora faz planos para os próximos 5 anos.
Os três “temas” que eles têm para os próximos cinco anos para focar seu trabalho é que “o Fedora é para todos”, “o Fedora lidera no desenvolvimento da distribuição Linux” e que “nós construímos o sucesso do Fedora.next”.
O Fedora percorreu um longo caminho nas últimas duas décadas, enquanto agora eles estão se concentrando no planejamento para avançar ainda mais nos próximos cinco anos.
Os itens de ação incluem questões como melhorar a acessibilidade para os usuários e colaboradores do Fedora, obter o Fedora Linux pré-instalado em mais sistemas, criar uma comunidade mais sustentável, impulsionar mais inovação, como em torno de Flatpaks e variantes imutáveis do Fedora, mais colaboração com o CentOS Stream e RHEL, e colaboração contínua com software upstreams.
Fedora faz planos para os próximos 5 anos
Abaixo está um rascunho inicial de seu plano de cinco anos, incluindo uma meta muito ambiciosa de dobrar o número de participantes que são contribuintes ativos do Fedora semanalmente:
Aqueles que querem fornecer feedback ou aprender mais sobre o planejamento estratégico para os próximos cinco anos do Fedora, veja este tópico da lista de desenvolvimento e a página de discussão do Fedora.
Novo instalador de interface do usuário Anaconda Web do Fedora
Então, o novo instalador de interface do usuário Anaconda Web do Fedora visa substituir o instalador existente, que usa uma interface antiga baseada em GTK3, conhecida por ser ineficiente e insegura em alguns casos de uso.
Esse novo instalador está em desenvolvimento há meses e, recentemente, seu desenvolvimento pôde ser mostrado, graças às atualizações de progresso compartilhadas por Martin Kolman (Via: It’s FOSS News) no FOSDEM 23.
De acordo com essa atualização, a interface do usuário da Web usa um back-end moderno com Python, DBus, Cockpit e React/PatternFly em seu núcleo. Devido a isso, eles agora podem resolver muitos problemas conhecidos de UX desde o início; também é mais fácil obter uma experiência consistente. Como a Canonical também está trabalhando em um novo instalador com o Ubuntu 23.04 para fornecer uma experiência de usuário moderna, faz sentido do ponto de vista de UX.