Com o kernel Linux 6.3, acaba de sair a versão mais recente do Kali Linux 2023.3 e que ganha 9 ferramentas para hacking ético. Esta versão também adiciona suporte ao PipeWire ao usar o Hyper-V no modo de sessão aprimorado. A Offensive Security lançou hoje o Kali Linux 2023.3 como a terceira atualização de sua distribuição de hackers éticos e testes de penetração baseada no Debian GNU/Linux.
O Kali Linux 2023.3 está aqui quase três meses depois do Kali Linux 2023.2 e supera o kernel do Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo do Debian Bookworm para o kernel Linux 6.3 , que, infelizmente, atingiu o fim de sua vida útil no início de julho de 2023. No entanto, o novo kernel deve oferecer melhor suporte de hardware.
Existem nove novas ferramentas incluídas na versão Kali Linux 2023.3, nomeadamente Calico , uma ferramenta de rede e segurança de rede nativa da nuvem, cri-tools , ferramentas de linha de comando e validação para Kubelet Container Runtime Interface, Hubble , uma rede, serviço, e observabilidade de segurança para ferramenta Kubernetes usando eBPF e ImHex , um editor hexadecimal para engenheiros reversos e programadores.
Kali Linux 2023.3 ganha 9 ferramentas para hacking ético e kernel Linux 6.3
Também estão incluídos kustomize , uma ferramenta para personalizar configurações YAML do Kubernetes, Rekono , uma plataforma de automação que combina diferentes ferramentas de hacking para completar processos de teste de penetração, rz-ghidra , um descompilador profundo de ghidra e integração de desmontador de trenó para rizin, unblob , uma ferramenta para extrair arquivos de qualquer tipo de formato de contêiner, bem como Villain , uma estrutura C2 que pode lidar com vários shells reversos.
Embora novas ferramentas sejam adicionadas, algumas ferramentas antigas foram removidas desta versão porque não são mais mantidas. Estes incluem o king-phisher, que foi substituído pelo GoPhish, e o plecost, que foi substituído pelo WPScan.
Entre outras mudanças dignas de nota, a versão Kali Linux 2023.3 adiciona suporte PipeWire ao usar Hyper-V no modo de sessão aprimorado, adiciona kali-hidpi-modeKali Purple, melhora a instalação de Kali Purple e renova Kali Autopilot com uma GUI redesenhada e vários novos recursos.
Kali NetHunter também foi atualizado com suporte para LG V20 para Lineage 19.1, Nexus 6P para Android 8.0, Nothing Phone (1) para Android 12 e 13, Pixel 3/XL para Android 13, Samsung Galaxy A7 para LineageOS 18.1, Xiaomi Mi A3 para Lineage 20, Xiaomi Redmi 4/4X para VoltageOS 2.5 e um desativador SELinux.
Novidades
Por último, esta versão melhora o Kali ARM com uma imagem atualizada do Raspberry Pi Zero W que agora inicializa na linha de comando em vez de uma interface gráfica do usuário e atualiza os bootloaders para USBArmory MKI e MKII para a versão 2023.07.
Confira a página de anúncio de lançamento para mais detalhes. Enquanto isso, você pode baixar o Kali Linux 2023.3 agora mesmo no site oficial em vários sabores para plataformas de 64 bits, ARM, VM, Cloud, WSL ou móveis.
Como o Kali Linux segue um modelo de lançamento contínuo, os usuários existentes precisam apenas atualizar suas instalações executando os comandos a seguir em um emulador de terminal regularmente.
sudo apt update && sudo apt full-upgrade
A nova versão está aqui apenas para novas implantações.