Nitrux: desenvolvedores facilitam a atualização de suas instalações imutáveis do sistema operacional

Nitrux 3.4.1 tem Kernel Linux 6.8, Gamescope e OpenRazer
Distribuição livre de Systemd Nitrux 2.9.1 lançada com Linux Kernel 6.4

Uri Herrera, desenvolvedor do Nitrux, trabalha em um novo utilitário que tornaria muito mais fácil para os usuários existentes atualizar suas instalações imutáveis ??do Nitrux Linux para versões mais recentes. Esse utilitário é chamado Nitrux Update Tool System (NUTS).

O Nitrux é uma distribuição Linux imutável, o que significa que nenhuma alteração ocorre no conteúdo do diretório raiz por padrão.

Até agora, atualizar suas instalações Nitrux para versões mais recentes envolvia baixar a imagem ISO mais recente, gravar em uma unidade flash USB, inicializá-la em sua máquina Nitrux e executar uma instalação usando o instalador Calamares, onde você tinha que se certificar de que não sobrescrever seu diretório /home.

Atualização Nitrux

A atualização de sua distribuição Linux deve ser um processo direto em que você abre uma ferramenta, verifica se há novas versões e executa a atualização com alguns cliques do mouse. No entanto, no Nitrux estava faltando tal ferramenta até agora, como os desenvolvedores anunciaram Nitrux Update Tool System, ou NUTS para abreviar.

nitrux-desenvolvedores-facilitam-a-atualizacao-de-suas-instalacoes-imutaveis-do-sistema-operacional

O Nitrux Update Tool System é uma ferramenta de linha de comando, o que significa que você a chama com o nutscomando em uma janela do Terminal. A ferramenta não apenas facilitará a atualização de versões anteriores do Nitrux para versões mais recentes, mas também é capaz de fazer backup de seu sistema se você quiser executar reversões.

Nitrux Update Tool System

O Nitrux Update Tool System atualiza suas instalações Nitrux existentes primeiro criando um backup do diretório raiz atual usando SquashFS, baixando a imagem ISO mais recente usando o protocolo BitTorrent e atualizando o sistema usando rsync. Ao usar a funcionalidade de reversão para restaurar um backup, o Nitrux Update Tool System usará o arquivo SquashFS gerado localmente.

Esse novo utilitário será incluído por padrão em versões futuras do Nitrux, começando com o Nitrux 2.9. Isso significa que, por enquanto, você terá que instalá-lo manualmente em suas instalações existentes do Nitrux se quiser atualizar para a versão Nitrux mais recente disponível. Para fazer isso, execute os seguintes comandos em uma janela do Terminal:

Terminal
git clone --depth=1 https://github.com/Nitrux/nuts.git $HOME/nuts
sudo cp $HOME/nuts/usr/bin/nuts /usr/bin
sudo cp $HOME/nuts/etc/nuts.conf /etc

Agora você usa o Nitrux Update Tool System com o comando sudo nuts update para atualizar sua instalação ou com o sudo nuts restorecomando para restaurar sua instalação de um backup existente. Divirta-se!

Esperamos que os usuários deste sistema tenham gostado na novidade que está sendo desenvolvida.