A Red Hat anunciou que o CentOS Stream será agora o único repositório para lançamentos públicos de código-fonte relacionados ao RHEL.Em um movimento que provavelmente alienará alguns usuários e desenvolvedores da comunidade Linux, a Red Hat decidiu que o CentOS Stream será o único repositório para o código-fonte público relacionado ao Red Hat Enterprise Linux. Então, a Red Hat limita fontes RHEL ao fluxo do CentOS.
Os clientes pagantes da Red Hat ainda terão acesso às fontes RHEL apropriadas por meio do Red Hat Customer Portal.Ao limitar as fontes públicas do RHEL ao CentOS Stream, agora será mais difícil para as distribuições Linux corporativas comunitárias/off-shoot como Alma Linux, Rocky Linux, Oracle Linux etc.
Red Hat limita fontes RHEL ao fluxo do CentOS
A Red Hat escreveu hoje em um post de blog:
À medida que a comunidade do CentOS Stream cresce e o mundo do software corporativo aborda novas dinâmicas, queremos aprimorar nosso foco no CentOS Stream como a espinha dorsal da inovação corporativa do Linux. Continuamos nosso investimento e aumentamos nosso compromisso com o CentOS Stream. O CentOS Stream
irá agora ser o único repositório para lançamentos públicos de código-fonte relacionados ao RHEL. Para clientes e parceiros da Red Hat, o código-fonte permanecerá disponível por meio do Red Hat Customer Portal.Para ser claro, essa alteração não significa nenhuma alteração no Projeto CentOS, CentOS Disponibilidade de stream ou fonte para CentOS Stream ou CentOS SIGs.
Este é outro movimento após a reformulação anterior do CentOS que vai abalar alguns no mundo de código aberto com a Red Hat continuando a mudar o foco maior no CentOS Stream como o RHEL upstream e atendendo o RHEL de forma mais explícita para seus clientes pagantes.Enquanto isso, os engenheiros da Red Hat também estão trabalhando no CentOS Stream 10 como base para o futuro Red Hat Enterprise Linux 10.
Em breve poderemos ter mais uma versão do Fedora voltado a empresas. Assim, avançam os planos em torno do novo Fedora Enterprise Linux Next (ELN) e detalhes foram compartilhados na semana com o processo de lançamento do CentOS Stream 10 em andamento, que acabará por formar a base do Red Hat Enterprise Linux 10. Sendo assim, o CentOS Stream 10 começa a ser desenvolvido e deve ficar pronto em 2024.
Os engenheiros da Red Hat estão “começando ativamente o processo de lançamento do CentOS Stream10 ” e uma importação em massa de todo o conteúdo do Fedora ELN para o CentOS Stream 10 é esperada para julho. A criação inicial da ramificação do CentOS Stream 10 no Gitlab para todos os pacotes no conjunto de pacotes de tempo de execução do Fedora ELN está prevista para a semana de 19 de julho.