Rescuezilla 2.4 Swiss Army Knife of System Recovery chega com base no Ubuntu 22.04 LTS

Rescuezilla 2.4 Swiss Army Knife of System Recovery chega com base no Ubuntu 22.04 LTS
Rescuezilla 2.3 possui ferramentas úteis de recuperação de sistema

O mantenedor do Rescuezilla, Shasheen Ediriweera, lançou o Rescuezilla 2.4 como a versão estável mais recente desta distribuição “Swiss Army Knife of System Recovery” baseada no Ubuntu. Assim, a distribuição usa o popular software de imagem e clonagem de disco de código aberto Clonezilla. Assim, o Rescuezilla 2.4 Swiss Army Knife of System Recovery chega com base no Ubuntu 22.04 LTS.

O Rescuezilla 2.4 está aqui mais de sete meses após o Rescuezilla 2.3 e possui uma nova base derivada da série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) para fornecer aos usuários o melhor suporte de hardware possível. A versão anterior foi baseada no Ubuntu 21.10 (Impish Indri), que chegou ao fim da vida útil em julho de 2022 .

Além de ter como base o Ubuntu 22.04 LTS, o Rescuezilla 2.4 também vem com vários novos recursos, incluindo a capacidade de compactar imagens usando o algoritmo bzip2 e a capacidade de definir uma porta SSH personalizada.

Esta versão vem com a versão mais recente da ferramenta de clone e restauração de partição de código aberto partclone, versão 0.3.20, que foi construída a partir de fontes em vez de apenas usar o pacote Ubuntu para corrigir o erro “recurso não suportado” para usuários de sistemas de arquivos Btrfs compactados , como Fedora Linux 33 Workstation e mais recente.

Rescuezilla 2.4 Swiss Army Knife of System Recovery chega com base no Ubuntu 22.04 LTS

Da mesma forma, houve a remoção do antigo pacote partclone 0.2.43 nesta versão para maximizar a compatibilidade do legacy com o software de backup e recuperação de desastres Redo Backup.

Além disso, o Rescuezilla 2.4 move a ação pós-conclusão para a página em andamento. Adiciona pacotes DEB para o navegador Mozilla Firefox do repositório Mozilla Team PPA em vez de usar o pacote Snap do Ubuntu. Isto porque é incompatível com os scripts de compilação do Rescuezilla. Além disso, melhora a manipulação de reinicializações em sistemas EFI.

Rescuezilla 2.4 Swiss Army Knife of System Recovery chega com base no Ubuntu 22.04 LTS

Por outro lado, várias traduções de idiomas receberam atualizações importantes, incluindo árabe, catalão, tcheco, húngaro e eslovaco. Para mais detalhes sobre esta versão, confira o changelog na página GitHub deste projeto. Neste mesmo link você também pode baixar a imagem ISO live.

O Rescuezilla 2.4 é totalmente compatível com a ferramenta Clonezilla padrão já existente. Assim, funciona com imagens criadas por Clonezilla, Rescuezilla, Redo Rescue, Redo Backup and Recovery, Foxclone, FOG Project, FSArchiver, Apart GTK. E também todos os formatos de imagem de máquina virtual suportados pelo utilitário qemu-nbd.