risiOS: sistema baseado no Fedora Linux para quem gosta de facilidade

risiOS-36-baseado-fedora-sistema-linux-iniciantes
Imagem: SempreUpdate

risiOS é uma distribuição Linux baseada no Fedora e que promete ser mais fácil que a distribuição de origem. O sistema é uma boa escolha, especialmente para os fãs do GNOME, mas cheio de recursos importante, e quem sabe até exclusivos. O risiOS é uma distribuição Linux recomendada para iniciantes.

Sobre o risiOS

Como dito, risiOS é uma distribuição Linux baseada no Fedora Workstation. Mas, o seu foco são os usuários iniciantes do Fedora e que querem ainda mais facilidade com o sistema.

risiOS foi criado para que você possa fazer tudo em poucos clique e sem precisar ter grandes conhecimentos.

Requisitos de hardware para executar o risiOS

Requisitos mínimos para o risiOS:

  • Processador de 2GHz dual core ou superior
  • 2 GB de memória de RAM
  • 15 GB de espaço em disco

Requisitos recomendados do risiOS:

Para um desempenho satisfatório a equipe do risiOS recomenda os seguintes requerimentos:

  • 2GHz quadre core ou superior
  • 4 GB de memória RAM
  • 25 GB de espaço em disco
  • GPU com suporte a aceleração por hardware
  • Bare Metal se for executar o risiOS em máquina virtual

No momento da escrita deste artigo, a versão mais recente é o risiOS 36, que por sua vez é baseada no Fedora 36.

Download do risiOS 36

O risiOS 36 está disponível para download gratuitamente. Os usuários contam com vários mirrors para download. É possível fazer o download do risiOS diretamente de um servidor localizado em Seattle, como também via torrent, GitHub ou ainda por um dos três mirrors do Bardia Tech.

Minha conexão é de 300 MB e só consegui essa velocidade de download.

Mas, como em geral eu prefiro baixar por torrent, escolhi essa opção. Mas, notei que o download é um pouco lento e pode demorar o download. O botão de download direto não funcionou comigo. Recomendo o download pelo GitHub que foi mais rápido, mesmo limitando o download para a minha velocidade.

Instalação do risiOS 36

Em alguns reviews publicados na web, é possível verificar que todos dizem que é simples e fácil instalar o risiOS. Então, quem costuma instalar distribuições não vai ter grandes surpresas, especialmente neste sistema Linux onde o foco é ser mesmo muito fácil em tudo.

Imagem reprodução: Debugpoint

Após a instalação é possível identificar todos os recursos já presentes no Fedora e também o GNOME sem grandes modificações. Porém, é possível identificar o GNOME padrão com a logo do risiOS e um papel de parede com a logo do projeto.

Para os usuários iniciantes no mundo Linux ou Fedora, saiba que após a instalação uma janela será aberta. Mas, não se engane, não é uma janela padrão de pós instalação que vemos comumente em muitas distribuições.

Imagem reprodução: Debugpoint

Note que existe o item com os primeiros passos e tudo muito simples. Essa etapa é essencial para quem ainda não tem tanto conhecimento e prefere cliques do que digitar comandos no Terminal. E o melhor de tudo, você não terá uma descrição redundante, tudo bem resumido e preciso.

Há um integração nativa ao RPM Fusion o que garante instalar softwares adicionais em poucos cliques. Assim, com o RPM Fusion, é possível aumentar ainda mais a gama de softwares disponíveis sem grandes esforços. Desta forma, se você costuma instalar softwares que são populares no mundo inteiro, saiba que vai conseguir fazer isso tranquilamente sem configurações adicionais, bastando apenas clicar.

Imagem reprodução: Debugpoint

Saiba mais sobre o risiScript

A equipe de desenvolvimento do risiOS criaram um novo script de instalação. Assim, todos os usuários do risiOS 36 poderão desfrutar ainda mais de um processo de instalação simples e fácil.

Desta forma, e como dito, os novos usuários Linux faram tudo por interface gráfica. O risiScript lembra um pouco a ideia do AUR presente no Arch Linux. Em resumo o ririScript é um arquivo texto repleto de instruções para instalar os aplicativos através de cliques.

Os scripts são em bash mas contam com um wrapper e GUI, bom não é? E isso facilita muito a vida daqueles que não tem conhecimento sobre o Terminal Linux ou que gostam mesmo de distribuições Linux fáceis.

Desta forma, quando você utiliza a tela de Boas-vindas para instalar ou configurar qualquer coisa no risiOS, você está utilizando o risiScript. A GUI é escrita em Python e os comandos em bash.

O risiScript é licenciado como código aberto e podendo até ser utilizando e adaptado por outras distribuições Linux que queiram atrair usuários iniciantes com ou sem nenhum conhecimento. Se ficou curioso, talvez queira dar um olhada no Git do risiScript.

Imagem: SempreUpdate

risiTweaks ajuste tudo no risiOS com cliques

risiTweaks é quase um GNOME Tweaks, só que mais simples, leve e fácil. Se você já gostava do GNOME Tweaks saiba que o risiTweaks é ainda mais fácil. Com ele você pode configurar tudo no seu sistema, de um simples ajustes de cor, a recursos experimentais e ajustes de janelas.

Tudo é possível a integração feita pela equipe de desenvolvimento do risiOS. Inclusive, com o risiTweaks é possível utilizar o gerenciador de extensões do GNOME para gerenciar extensões do GNOME que por ventura você já tenha instalado.

No entanto, ainda não é possível instalar ou pesquisar por extensões do GNOME utilizando o risiTweaks. Mas, como dito, é possível fazer quase tudo no sistema. Além disso, também não sabemos se possível instalar o risiTweaks no Fedora 36 e tentar utilizá-lo normalmente.

Aplicativos extras no risiOS

Como dito, o sobrenome do risiOS é mesmo facilitar a vida de seus usuários. Se você já utilizou o Linux Mint deve lembrar dos aplicativos web do Linux Mint. Pois bem, os devs do risiOS bifurcaram o mesmo aplicativo e criaram um gerenciador e inicializador destas aplicações utilizando GTK. Você terá acesso a vários apps da web e todos com acesso ainda mais facilitado do que nos próprio Linux Mint.

Softwares padrão no risiOS

Os aplicativos padrão no risiOS que diferem do originalmente do Fedora é o uso do Chromium ao invés do Firefox, e o OnlyOffice ao invés do LibreOffice. Porém, é preciso instalar o OnlyOffice, apenas o repositório vem habilitado. Como visto, isso deve ser feito lá na tela de boas vidas em poucos cliques.

Conclusão sobre a distribuição Linux risiOS

Em sua essência, idêntico ao Fedora Workstation. O RisiScript melhora e muito a experiência do usuário. Como a equipe de devs é pequena, pode acontecer um peve atraso nas atualizações de alguns aplicativos, em relação à data que eles são atualizados originalmente no Fedora. Se você é um usuário Linux com perfil definido, poderá em poucos cliques tornar seu sistema otimizado para jogos, desenvolvimento, trabalho e muito mais. Para mais informações consulte o site oficial do risiOS.

Emanuel Negromonte Autor
Autor
Jornalista especialista em Linux a mais de 20 anos. Fundador do SempreUpdate e entusiasta do software livre.