Artigo

11/01/2022 às 10:11

31 min leitura

Avatar Autor
Por Emanuel Negromonte

Distribuições Linux para usuários iniciantes ou experientes!

Você sabia que há distribuições para todos os gostos? Confira uma pequena lista de distribuições Linux para usuários iniciantes ou avançados!

Distribuições Linux para usuários iniciantes ou experientes!

O Linux está ficando cada vez mais rico todos os dias com a presença de tantas distribuições e cada distribuição possui um grande grupo de usuários e desenvolvedores que trabalham voluntariamente no projeto, ao menos em boa parte delas. Distribuições Linux tem de todas as formas, e eles estão destinados a fazer ¨face¨ de todas as necessidades. Neste artigo mostro algumas distribuições e seus usuários-alvo.


Conheça um pouco mais sobre algumas distribuições Linux e seus usuários alvo!

Antes de seguir com a leitura, é preciso entender que o número de distribuições Linux crescem a cada ano. No entanto, não vamos listar aqui todas as distribuições existes. Mas, vamos falar sobre as principais distribuições Linux, e qual o usuário que cada uma delas pretendem atingir.

Os critérios utilizados para selecionar todas as distribuições deste artigo, é justamente o número de distribuições filhas, ou seja, outros sistemas que utilizam sua base. Além disso, também filtramos em nosso site quais os sistemas baseados em Linux que mais são buscados em nosso ambiente.

A ordem das distribuições Linux, não refletem relevância ou qualquer critério que possa recomendar qualquer uma delas. Antes de começar, você também pode conferir alguns artigos extras na sua tomada de decisão sobre a escolha de um dos sistemas ou ao nível de conhecimento.

1. Distribuição Linux Debian

Debian é extremamente estável, e isso o torna ideal para servidores. O Debian tem inspirado várias distribuições (por exemplo, Ubuntu, Kali, etc). Debian é a ¨mãe¨ OS de uma série de distribuição Linux. Tem mais de 37.500 pacotes, e a distribuição que pode concorrer o Debian a este respeito é Gentoo.

O Debian usa apt ou aptitude para instalar e atualizar software. Debian é um sistema operacional certamente não para Newbies mas para os administradores de sistema e avançados usuários. Debian está disponível para a maior parte da arquitetura de processadores existente.

Além disso, a distribuição Linux Debian, não é indicado para quem quer sempre softwares em versões mais recentes. Desta forma, o sistema é focado em alta estabilidade e presa por ter poucas falhas. Assim, a comunidade Debian testa de maneira longa todos os softwares antes de lançar em sua versão estável.

Com isso, alguns pacotes diante de comparações com outras distribuições, podem ser considerados velhos. Mas, a busca é pela estabilidade e não pela novidade. Se você gostou do Debian, deixamos alguns links para você saber um pouco mais.

Gostou? Quer saber como instalar da distribuição Debian GNU/Linux? Temos um tutorial ideal para iniciantes!

Fizemos um tutorial com todas as instruções para instalar o Debian em qualquer computador. É muito simples e está bem ilustrado.

2. Distribuição GNU/Linux Kali Linux

Kali Linux é um derivado do Debian. Kali é destinado a testes de penetração. O Kali Linux tem como data de lançamento 13 de março de 2013. O antecessor do Kali era Backtrack. Todos os pacotes binários voltados para Debian pode ser instalado no Kali Linux, e há quem diga ser do Debian que vem a força do Kali Linux.

Além disso, o Kali vem com uma série de ferramentas de penetração seja Wifi ou banco de dados, ou quaisquer outros instrumentos de penetração. Kali Linux é sem dúvida um ideal testes de penetração. Mas, além de repleto de ferramentas, a distribuição Linux pode ser uma poderosa ferramenta nas mãos de quem sabe muito.

Em geral, o Kali Linux é a melhor escolha para quem está fazendo cursos de segurança na área de tecnologia, ou para quem já é um bom profissional e precisa de um sistema completo. Se você gostou do Kali Linux também deixamos um link para o site do projeto.

Mas, se você achou que o Kali Linux é a melhor distribuição Linux, temos um tutorial de instalação!

O tutorial de instalação do Kali Linux é muito simples, e o instalador do sistema quase nunca muda. É também muito simples de instalar.

3. Distribuição Ubuntu Linux

Ubuntu é uma distribuição Linux derivada do Debian e é o sistema operacional livre mais popular. Ubuntu foca o seu uso em Desktop, e ao mesmo tempo, tornou-se popular como servidor. Atualmente, os gigantes como Google, Microsoft, Amazon utilizam o Ubuntu Server em seus serviços de computação em nuvem.

Além do uso em computadores, o Ubuntu também já foi visto em smartphones, geladeiras e até alimentando projetos da NADA. O Ubuntu Linux é sem dúvida uma das distribuições mais fáceis e utilizar e instalar. Quem mantém o Ubuntu é a Canonical, uma empresa que já tem uma longa estrada.

Ubuntu é um sistema operacional no qual um iniciantes no mundo Linux deve ter suas mãos. E claro, se o Ubuntu for uma de suas escolhas também temos um tutorial de instalação para ele.

Onde fazer o Download do Ubuntu Linux

Se você quer fazer o download do Ubuntu, saiba que ele é gratuito, abaixo deixamos o link para o site projeto. Lembre-se de baixar o Ubuntu Desktop.

Como instalar o Ubuntu Linux em um computador, tutorial para iniciante!

O tutorial de instalação do Ubuntu Linux está bem ilustrado e qualquer pessoa pode segui-lo e concluir a instalação do sistema sem erros.

4. Distribuição Linux Gentoo

Gentoo Linux é um sistema operacional que contém um grande número de pacotes do Debian. Gentoo não vem em forma de pré-compilados, mas precisava ser compilado cada vez, para cada instalação do sistema. É considerado perfeito para aprender e conhecer o funcionamento interno de um sistema operacional Linux.
Gentoo é um sistema operacional que é para aqueles que já conhecem o seu caminho em Linux.

Além disso, é importante dizer que com o Gentoo os usuários terão um sistema totalmente personalizado. Dissemos isso pois as compilações que o sistema faz deixa o Gentoo Linux totalmente otimizado para o computador ao qual ele está sendo instalado.

No entanto, isso requer muito conhecimento, tempo e paciência. Mas, os resultados são incríveis.

Saiba onde fazer o download do Gentoo Linux

Para fazer o download do Gentoo, saiba que há o site do projeto que contém inclusive todos os detalhes da instalação.

Como instalar o Gentoo Linux?

Se você decidiu se aventurar com a instalação do Gentoo, saiba que há um vídeo completo com todos os passos para a sua instalação. Lembrando que o sistema requer tempo, então faça isso durante um final de semana. O vídeo abaixo foi produzido pelo Canal do YouTube Distro Hopper.

5. Distribuição Fedora Linux

O Fedora é para aqueles que querem usar a tecnologia de ponta. Na verdade, o Fedora é uma plataforma de testes da Red Hat e um produto é desenvolvido e testado aqui antes de entrar na empresa Red Hat que por sua vez é o famoso Red Hat Enterprise Linux ou apenas RHEL. Fedora é uma distro muito boa, um grande fórum de usuários e um monte de pacotes em seu repositório. Fedora inicialmente usava o YUM para gerenciamento de pacotes e a partir da sua versão 22 passou a utilizar o DNF.

Onde fazer o download do Fedora Linux

Para fazer o download do Fedora Linux também vamos deixar o site do projeto, ele também é gratuito.

Outros sabores do Fedora Linux

O Fedora Linux também tem outros sabores. Saiba que é o Fedora Spins. É nele que você vai encontrar o mesmo Fedora Linux, só que com ambientes diferentes e para todos os gostos.

6. Distribuição Red Hat Enterprise Linux

Red Hat Enterprise Linux 6 e CentOS 6 recebem atualização importante de segurança do Kernel

É a primeira distro Linux direcionada para o mercado comercial. É lançado em versões de servidor e para uma série de arquitetura de processador, incluindo x86 e x86_64. Red Hat treina e certifica os administradores de sistema por meio de cursos RHCSA/RHCE. Ao nível global, 80% do lucro total chega de apoio e 20% de formação e certificação no entanto, este não é o caso da Índia.

Na Índia, Red Hat ganha 80% de certificação e treinamento e apenas 20% de apoio. Considerando que, Fedora é uma plataforma, é um ¨laboratório¨ de testes, onde é desenvolvido um novo produto ou aplicação, quando estável, ele vem para Red Hat e inclui suporte. Red Hat fornece aplicações muito estáveis, mas é notório para embalar pacotes muito antigos na caixa e os custos de suporte é realmente considerável. No entanto, quando a segurança é a principal preocupação, RHEL é uma distribuição perfeita, ele usa YUM Gerenciador de Pacotes.

Red Hat é a primeira escolha dos administradores de sistema com uma variedade de pacotes e bom suporte. O RHEL é comercializado, e não está disponível gratuitamente. No entanto, você pode baixar a versão beta para fins educacionais.

Onde baixar o Red Hat Enterprise Linux

Como dito antes, o Download do RHEL não é gratuito, mas você pode testar ou até comprar se preferir.

Saiba como instalar o Red Hat Enterprise Linux - RHEL

A instalação do Red Hat Enterprise Linux, ou apenas RHEL, é simples. Confira o vídeo da instalação completa. Este vídeo foi produzido pelo Canal do YouTube Ze01ti.

9. Distribuição Linux Tails

Tails 4.25 Linux OS lançado com nova ferramenta de backup para armazenamento persistente

Tails Linux é uma distribuição baseada no Debian GNU/Linux, desenvolvida pela projeto Tor, com o objetivo de trazer privacidade e anonimato aos usuários que preferem. Tails pode ser usada apenas por um pendrive ou CD/DVD. Todo o software é configurado para se conectar à Internet através da rede Tor se um aplicativo tenta se conectar diretamente à Internet, a conexão é automaticamente bloqueado para sua segurança.

A distribuição Linux Tails, ficou famosa por ser utilizada pelo ativista Eduard Snowden. Ele é ex-funcionário da NSA e resolveu contar ao mundo todas as espionagens dos EUA. E claro, isso fez com que a vida de Snowden corresse risco e ele precisava garantir o anonimato nas redes.

Assim, ele escolheu o Tails que cumpriu o que prometeu!

Onde fazer o download do Tails

O Tails pode ser baixado gratuitamente através do site do projeto. No site, vamos direcionar você para página correta. Mas, fique atento nas opções, escolha o item "Baixe e Instale".

Quer um tutorial de instalação do Tails? Há um vídeo completo!

Se você precisa instalar o Tails em seu computador, há um vídeo completo. Neste vídeo, o Canal do YouTube Edu4rdo explica com detalhe todo o processo de instalação.

10. Distribuição Linux Mint

A distribuição Linux Mint, ou apenas LM, vem disputando o espaço com o Ubuntu. A distribuição usa como base o Ubuntu e promete ser diferente. A diferença básica, está na variedade de ambientes de desktop disponíveis. Inclusive, todos os ambientes são revisados pela Comunidade do Linux Mint.

O Linux Mint já teve problemas no começo, mas hoje em dia o sistema está redondo e promete ser uma distribuição Linux mais fácil que o Ubuntu Linux. Tudo no Linux Mint pode ser feito através da interface gráfica e raramento o uso do Terminal é requerido.

Onde baixar o Linux Mint

A distribuição Linux Mint pode ser baixada gratuitamente. Vamos deixar o link para principal página onde você pode escolher o ambiente que achar mais interessante.

Como instalar o Linux Mint em um PC

Para instalar a distribuição Linux em um PC, nós temos um tutorial simples e dedicado para iniciantes. Lembre-s que as etapas serão as mesmas. Por isso, independente do ambiente de Desktop que você escolher, o tutorial de instalação do Linux Mint que criamos vai te ajudar.

11. Distribuição Arch Linux

A distribuição Linux é um dos sistemas que também vem ganhando força nos últimos anos. Em geral, os usuários que já estão utilizando algumas das distribuições prontas para uso, em algum momento vão querer se aventurar no Arch Linux.

A distribuição é famosa por ser estável mesmo que rolling release. Calma, quando dissemos que uma distribuição é estável, quer dizer que ela apresenta poucos erros. Mas, o termo rolling release é devido ao Arch Linux é uma distribuição de rolamento. Desta forma, sempre que sair uma nova versão da ISO do sistema, quem tiver uma instalação do Arch Linux ativa, vai precisar apenas atualizar.

Assim, a distribuição sempre será recente dispensando novos download para novas instalações. Tudo o que o usuário do Arch Linux precisa fazer é manter o sistema atualizado e mais nada. Além disso, o Arch Linux pode se tornar uma distribuição muito bonita, pois há um poder de personalização gigante.

Onde fazer o download da distribuição Arch Linux

O download do Arch Linux é feito diretamente do site do projeto da comunidade, e ele também é gratuito.

Como instalar o Arch Linux em um PC

Se você quer instalar o Arch Linux em um PC saiba que você vai precisar de conexão com a internet e tempo. Todo o processo é manual. Mas há também outra forma de instalar o Arch Linux utilizando scripts. Vamos deixar duas opções para você verificar.

Há mais distribuições Linux do que você imagina

Falar de algumas distribuições Linux pode ajudar você a escolher algumas. Mas, não teríamos capacidade humana de catalogar e falar sobre todas as que existem. Algumas distribuições como o Mageia e o AlmaLinux merecem uma leitura extra.

Fundador do SempreUPdate. Acredita no poder do trabalho colaborativo, no GNU/Linux, Software livre e código aberto. É possível tornar tudo mais simples quando trabalhamos juntos, e tudo mais difícil quando nos separamos.

Mais lidas

Últimos posts

Newsletter

Receba nossas atualizações!

Newsletter

Receba nossas atualizações!
  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.
×