Desenvolvedores do Ubuntu corrigem as mensagens nativas do Firefox snap

Ubuntu 24.04 está disponível para o computador single board Milk-V Mars RISC-V
Ubuntu logo

O pacote Firefox Snap do Ubuntu está enfrentando outra de suas desvantagens mais antigas: a falta de suporte a mensagens nativas. Esse recurso sofisticado é o que permite que os complementos do Firefox “troquem mensagens com um aplicativo nativo, instalado no computador do usuário”, permitindo que coisas como gerenciadores de senhas funcionem como esperado. Assim, os desenvolvedores do Ubuntu corrigem outra falha de snap frustrante do Firefox: mensagens nativas.

Em uma breve atualização no fórum do Snapcraft, o desenvolvedor do Ubuntu, Olivier Tilloy, anuncia que a integração de um novo portal WebExtensions XDG com as versões beta mais recentes do Mozilla Firefox está pronta para testes mais amplos.

O patch significa que os usuários do Ubuntu devem poder, mais uma vez, instalar extensões do GNOME Shell do site GNOME Extensions usando o Firefox (com o complemento de navegador relevante e o conector de host, embora honestamente: instale gnome-shell-extension-manager em vez disso, pois oferece uma experiência superior).

Outros complementos, como o gerenciador de senhas KeePassXC, também devem funcionar conforme o esperado. O novo portal também beneficia os aplicativos Flatpak e pode, com o tempo, também ser usado por outros navegadores populares enviados em formatos de embalagem sandbox.

Desenvolvedores do Ubuntu corrigem as mensagens nativas do Firefox snap

“Deixe-nos saber quais extensões você testou, como você instalou o conector de host nativo e se a funcionalidade funcionou como esperado, parcialmente ou nada”, acrescenta ele em sua postagem no fórum Snapcraft.

Sem dúvida, muitos usuários estarão correndo para fazê-lo.

Se você deseja o recurso, precisa instalar o Firefox Snap dos canais beta ou de borda – você pode executar várias versões do mesmo snap – no Ubuntu 22.04 LTS ou posterior.

Você também precisa verificar se tem a versão mais recente do pacote xdg-desktop-portal (v1.14.4-1ubuntu2 ~ 22.04.1 para ser específico) que está sendo lançado para os usuários do Ubuntu como uma atualização de software (mas ainda não chegou a todos).

Em seguida, instale o Firefox Snap a partir dos canais beta ou edge-trivia: você pode executar várias versões do mesmo snap, se preferir – no Ubuntu 22.04 LTS ou posterior:

Terminal
sudo snap refresh firefox --beta

Finalmente, reinicie seu computador (ou mate o processo xdg-desktop-portal e deixe-o reaparecer automaticamente) antes de começar a testar ou as coisas podem não funcionar bem até que você o tenha feito.

Quando tudo estiver no lugar, você verá um prompt de permissão aparecer na tela na próxima vez que iniciar o Firefox:

Solicitação de solicitação do Portal XDG. Imagem: OMGUbuntu

Ok, o prompt para prosseguir e pronto: integração de mensagens nativas que deve funcionar.