A Canonical informa que a série de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) fez a transição oficial para o Extended Security Maintenance (ESM) imediatamente em 31 de maio de 2023. Portanto, desde ontem, o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) está na fase de manutenção de segurança estendida.
Continuando sua tradição de oferecer suporte comercial na forma de Extended Security Maintenance (ESM) para lançamentos Ubuntu LTS que atingem o fim do suporte padrão após cinco anos de manutenção, o Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) agora se junta à oferta Ubuntu 16.04 ESM, que terminará em abril de 2024.
Lançado há cinco anos, em 26 de abril de 2018, o Ubuntu 18.04 LTS agora será suportado pela Canonical com bugs críticos e correções de segurança por mais cinco anos, até abril de 2028, por meio do pacote Extended Security Maintenance (ESM) do Ubuntu Advantage for Infrastructure e oferta de aplicativos.
As empresas que dependem de estabilidade e ainda não conseguem atualizar para uma versão mais recente do Ubuntu LTS são recomendadas para adquirir a assinatura do Ubuntu Pro se quiserem se beneficiar de mais cinco anos de suporte para suas instalações do Bionic Beaver.
Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver) na fase de manutenção de segurança estendida
O Ubuntu Pro está disponível para arquiteturas amd64, arm64, s390X e PowerPC para desktops, servidores, dispositivos IoT, nuvens públicas na AWS (Amazon Web Services), Azure e Google Cloud, bem como nas plataformas IBM Cloud e Oracle Cloud. Mais detalhes sobre a manutenção de segurança estendida estão disponíveis aqui .“Ao assinar o Ubuntu Pro, você pode garantir que sua implantação do Ubuntu 18.04 LTS permaneça totalmente suportada até 2028. Este período de suporte estendido fornece assistência e manutenção contínuas para suas cargas de trabalho”, disse Canonical.
Aqueles que não desejam adquirir uma assinatura do Ubuntu Pro devem atualizar suas instalações o mais rápido possível para o Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), que traz um kernel mais novo que suporta mais dispositivos, além de vários pacotes atualizados em comparação aos disponível no Ubuntu 18.04.
A Canonical observa o fato de que o caminho de atualização suportado do Ubuntu 18.04 LTS é via Ubuntu 20.04 LTS e depois para o Ubuntu 22.04 LTS. Instruções e advertências para as atualizações podem ser encontradas aqui e aqui.
Aqueles de vocês que ainda executam o Ubuntu 18.04 após 31 de maio de 2023 não receberão nenhuma atualização de segurança. Isso significa que suas instalações logo estarão abertas a hackers e oferecerão o potencial de uma grande violação, por isso é importante agir e atualizar o mais rápido possível.