Ubuntu 20.04.6 LTS vai reativar suporte para sistemas de inicialização segura

Ubuntu 24.04 está disponível para o computador single board Milk-V Mars RISC-V
Ubuntu logo

A Canonical, fabricante do Ubuntu, anunciou o lançamento do Ubuntu 20.04.6 LTS. Portanto, esta é a mídia de instalação atualizada para os sabores Desktop e Server. Ela adiciona suporte para hardware moderno e as mais recentes correções de segurança. Porém, contraditoriamente, o Ubuntu 20.04.6 LTS vai reativar suporte para sistemas de inicialização segura.

O Ubuntu 20.04.6 LTS está aqui como o sexto e provavelmente o último lançamento pontual para a série de sistemas operacionais Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) suportada a longo prazo, que a Canonical se comprometeu a suportar até abril de 2025 para usuários regulares e até abril de 2030 para usuários corporativos que compram o pacote ESM (Extended Security Maintenance).

Ubuntu 20.04.6 LTS vai reativar suporte para sistemas de inicialização segura

Após recentes revogações de chaves, a Canonical teve que lançar uma mídia de instalação atualizada do Ubuntu 20.04 LTS, ou seja, o Ubuntu 20.04.6 LTS, que reativa o suporte para o sistema de Inicialização Segura e também inclui todas as atualizações de segurança e correções de bugs mais recentes.

“Ao contrário dos lançamentos pontuais anteriores, o 20.04.6 é uma atualização da mídia do instalador amd64 após recentes revogações de chaves, reativando seu uso em sistemas habilitados para Inicialização Segura”, disse Graham Inggs em nome da Equipe de Lançamento do Ubuntu.

Para obter a atualização do sistema

Ubuntu 20.04.6 LTS vai reativar suporte para sistemas de inicialização segura

Se você quiser implantar o sistema operacional Ubuntu 20.04 LTS (Focal Fossa) em novos computadores que apresentam Inicialização Segura, você deve baixar a nova mídia do instalador, que está disponível agora no site oficial como sabores Desktop e Server.

Assim como a versão pontual anterior, a versão pontual do Ubuntu 20.04.6 LTS também é alimentada pela série de kernel Linux 5.15 LTS suportada a longo prazo da mais recente série de sistemas operacionais Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) para suportar hardware mais recente.

A Canonical informa aos usuários da série de sistemas operacionais Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), que chegará ao fim da vida útil em abril de 2023, que uma atualização automática será oferecida diretamente para o Ubuntu 20.04.6 LTS através do utilitário Update Manager.

Os sabores oficiais Kubuntu, Xubuntu, Ubuntu Budgie, Ubuntu MATE e Ubuntu Kylin também foram atualizados para a versão 20.04.6 e estão disponíveis para download aqui.